Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Sicredi atua em projeto que conecta crianças do Brasil e da Polônia

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Sicredi atua em projeto que conecta crianças do Brasil e da Polônia

 Uma comitiva do Sicredi viajou para a Polônia, onde visitou uma escola localizada em Lublin, que, devido à sua proximidade com a Ucrânia, cerca de 150 quilômetros de distância, tornou-se um refúgio para muitas crianças durante a guerra. Na visita, os estudantes receberam um presente emocionante: 104 cartas escritas por crianças brasileiras descendentes de poloneses e que vivem em Mallet, município paranaense conhecido pela forte influência da colonização polonesa.

Projeto - O presente foi fruto do “Projeto Memórias”, que fortaleceu as tradições polonesas existentes em Mallet (PR). A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Nossa Senhora De Monte Claro, onde o Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, tem promovido uma forma inovadora e colaborativa de ensinar e aprender.

Protagonismo - Na escola parceira do PUFV, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, por meio das “expedições investigativas”, que funcionam como o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação, e os estudantes se deslocam para a comunidade com o propósito de observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem democraticamente o projeto que desejam realizar, escolhendo o tema sobre o qual querem aprofundar seus conhecimentos.

Além dos muros da escola - “Por meio da metodologia do PUFV, os alunos de Mallet ousaram ir além dos muros da escola e, com o Projeto Memórias, buscaram criar uma verdadeira conexão com as crianças que vivem na Polônia, uma cultura tão presente aos descendentes brasileiros”, destacou o presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari. A cooperativa desenvolve o PUFV em Mallet e em outros 13 municípios da área de atuação.

Abelha - Em Lublin, além das cartinhas, Cappellari também entregou a abelha, mascote do PUFV, ao diretor da escola, reforçando o elo entre os dois países com o propósito de promover uma educação mais cooperativa. “Na área de atuação da nossa cooperativa no Brasil, há uma forte presença de imigrantes que, com a força do trabalho e dedicação, ajudam a promover o desenvolvimento regional. Por isso, é muito importante para nós fortalecer essa conexão por meio de algo essencial, que é a educação com foco na cooperação”, afirmou o presidente.

Brasil e Polônia: história de conexão e cooperação Em abril, representantes da cooperativa polonesa SKOK im. Z. Chmielewskiego Credit Union estiveram no Brasil para conhecer um pouco mais sobre a atuação e as iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi na promoção de uma sociedade mais próspera. A delegação participou do Super Summit Sicredi, em Foz do Iguaçu (PR), e visitou a sede regional da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, em Prudentópolis (PR), além de conhecer Mallet.

Protocolo de intenções - Com a visita da comitiva brasileira à Polônia, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e a SKOK im. Z. Chmielewskiego Credit Union também assinaram um protocolo de intenções. Com a parceria, assinada em Lublin, na Polônia, as instituições financeiras cooperativas passam a compartilhar experiências e boas práticas em programas educacionais e de responsabilidade social, como o PUFV.

Ações - “Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido, por meio de suas cooperativas, inúmeras ações baseadas em propósitos como solidariedade e ajuda mútua. Essas iniciativas são capazes de gerar valor aos associados, ao meio ambiente e à sociedade, e têm inspirado entidades de todo o mundo. Acreditamos que a troca de experiências e conhecimento entre instituições financeiras cooperativas é fundamental para que o modelo de negócio se fortaleça nos pequenos e grandes municípios brasileiros e em todo o mundo. Assim, juntos, seguimos construindo uma sociedade mais próspera”, finalizou o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que também integrou a comitiva.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. Site do Sicredi: Clique aqui. (Assessoria de Imprensa Sicredi)


Very Simple Image Gallery:
Could not find folder C:\ocp\ppc/images/Comunicacao/2023/noticias/09/29/nova_pasta/

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco