Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL: Fórum de TI discute os desafios da transformação digital

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL: Fórum de TI discute os desafios da transformação digital

Organizado pela Ocepar, OCB e Coopavel, o Fórum de Tecnologia da Informação (TI) das cooperativas do Paraná reuniu um grupo qualitativo de brasileiros e paraguaios na Arena Hackathon, do Show Rural Digital. O evento abordou temas como liderança, transformação digital e segurança da informação.

Cooperativismo - O painel sobre “Transformação Digital no Cooperativismo” foi mediado por Rogério Aver, da Coopavel, e teve como debatedores Emerson Zanoti (Integrada), Thiago Algeri (Frimesa), Saul Kirienco (Lar). Fernando Zamai (Cisco) falou sobre o tema “Protegendo o Agronegócio na era digital”. 

Desafios - Os representantes das cooperativas abordaram sobre os desafios encarados para conciliar as diversas tecnologias de informação com os objetivos e capacidades das cooperativas. Ficou claro a necessidade de buscar informações e entender a maturidade do cenário de cada um para que os investimentos sejam mais assertivos e seja possível avançar coletivamente. 

Encurtar caminho- Plácido da Silva Júnior, responsável pelo Fórum de TI, avalia de forma positiva o envolvimento das cooperativas no evento. “Esse foi um Fórum de extremo sucesso, casa cheia, Léo Farah falando sobre liderança, a Beia Carvalho falando sobre ‘No futuro tem tecnologia e tem humanidade?’.  Quando a gente fala de tecnologia ela não é nada, ela não é boa e ela não é ruim por natureza, temos que lembrar que o ser humano está no centro de qualquer tipo de tecnologia. É muito importante entender o uso da tecnologia e poder, claro, encurtar caminho e buscar ampliar resultados para as nossas cooperativas. Enfim, saio daqui com o sentimento de missão cumprida e tenho certeza de que o objetivo de atender as cooperativas e os profissionais de TI foi cumprido com sucesso”, avalia o organizador. 

Na realidade- Os debatedores discutiram como a transformação digital  acontece de fato na realidade cooperativista, no dia a dia das cooperativas. “Isso é muito rico para nós, são experiências de cooperativas utilizando e aplicando tecnologia falando para outras cooperativas. O Sistema Ocepar busca proporcionar esse ambiente de integração, de troca de informação, e o Show Rural Digital é um evento que proporciona o contato com tendências, com novidades, com erros, com acertos, na área de tecnologia. E isso faz com que as nossas cooperativas possam encurtar caminho na busca de soluções”, salienta Plácido Júnior. 

Cibersegurança - Fernando Zamai reforçou que ao mesmo tempo que a transformação digital é cheia de oportunidades e vantagens, ela também carrega inúmeras oportunidades para as pessoas má intencionadas. “Eles têm algo que nós não temos: tempo para se dedicar e se aperfeiçoar”, comenta Zamai ao alertar o público que o caminho é investir na contratação de serviços que garantam a segurança digital. 

Proteção de dados- Ele defende que é mais eficiente as empresas contratarem um serviço de nuvem para proteger seus dados, desta forma podem focar seus investimentos em outras áreas. “É muito triste quando a gente tem um ataque aos sistemas digitais porque nada mais funciona. Pessoas são demitidas, o volume de dinheiro é muito grande, e aí se descobre de uma forma muito triste, que eu poderia ter investido um pouquinho em cibersegurança. É como se fosse um seguro, você pode assumir o risco de operar sem um seguro, mas na hora que acontecer o problema o impacto financeiro pode ser muito maior do que era aquele seguro, que é o ponto de segurança”, salienta.

Alerta - Zamai também avaliou positivamente o Fórum, o fato de se discutir a segurança digital para ele já gera um alerta futuro para cada cooperativa que pensar em um processo novo, quais são as medidas que podem ser adotadas para garantir a segurança da informação. (Assessoria de Imprensa Show Rural Coopavel).

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco