Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Sementes Batavo, da Frísia, apresenta as principais cultivares das maiores obtentoras de soja do Brasil

 

 

cabecalho informe

AGRO: Sementes Batavo, da Frísia, apresenta as principais cultivares das maiores obtentoras de soja do Brasil

A Noite da Soja chega na quinta edição com um completo portfólio de sementes para variados perfis de área e clima. O evento acontece no dia 20 de fevereiro, em Carambeí (PR), e deve reunir um público de cerca de 500 pessoas, formado por cooperados, agricultores da região dos Campos Gerais, estudantes, representantes das empresas expositoras e distribuidores. O evento é realizado pela Sementes Batavo, marca pertencente à cooperativa Frísia com mais de 50 anos de tradição.

Lançamentos - De acordo com João Troyner Arruda, coordenador comercial de Sementes da Frísia, estarão presentes os principais lançamentos das maiores obtentoras de sementes de soja do Brasil. “A nossa expectativa para o evento está em poder contribuir, para o cooperado e o agricultor da região, com mais informações sobre a produção de soja, cultivares com maior produtividade e tecnologias voltadas à produção de sementes. Para mostrarmos o que a Frísia está fazendo, junto com os parceiros, para agregar uma maior rentabilidade na produção da soja”, destaca.

Principais parceiros - O evento, explica Arruda, conta com os principais parceiros de biotecnologia do mercado, com o foco em novas cultivares para a região dos Campos Gerais e do Paraná Alto - com áreas, como o nome diz, mais altas e frias e cultivares específicas para esse clima - e Paraná Baixo - com menor altitude, como o norte pioneiro e a região oeste do estado.

Atividades - A Noite da Soja inicia às 18h, no Pavilhão Frísia, com um café da tarde. Às 18h30 começa a palestra técnica do engenheiro agrônomo Renato Horikoshi, com o tema “Biotecnologias em soja: passado, presente e futuro”, que vai tratar sobre manejo e resistência de insetos e a perspectiva do setor.

Campo - A saída do público para conferir as cultivares no campo será a partir das 19 horas, quando poderão verificar as diferentes estações e detalhes das parcelas plantadas. Nesse momento, será possível verificar a semente ideal para a próxima safra, com características como ciclo, porte, resistência a doenças e pragas, sanidade, entre outras informações. O encerramento será às 21h30, com jantar e música ao vivo.

Exposição de máquinas - Também haverá exposição de máquinas agrícolas e a presença de empresas com tecnologia e soluções para o tratamento industrial de sementes.

PROGRAMAÇÃO

Pavilhão Frísia

18h - Receptivo e café de boas-vindas

18h30 - Palestra com Renato Horikoshi sobre “Biotecnologias em soja: passado, presente e futuro”

19h - Saída para o campo

Campo

19h15 - Início do giro de campo

21h - Encerramento do giro de campo

Pavilhão Frísia

21h30 - Jantar e música ao vivo

SERVIÇO

Noite da Soja Sementes Batavo

Data: 20 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Pavilhão Frísia

Anexo Parque Histórico de Carambeí

Avenida dos Pioneiros, 4.050, Carambeí (PR)

Inscrição gratuita: Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/noite-da-soja-sementes-batavo/2296761?referrer=frisia.coop.br

Sobre a Frísia - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia)

FOTOS: Rafael Piotto

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco