Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MISSÃO INTERNACIONAL: Governador deve anunciar fomento à irrigação no Paraná

 

 

cabecalho informe

MISSÃO INTERNACIONAL: Governador deve anunciar fomento à irrigação no Paraná

Em entrevista concedida ao programa CBN Rural da Rádio CBN Maringá, veiculada na tarde dessa quarta-feira (21/02), o governador Ratinho Júnior conversou com o jornalista Rogério Recco sobre alguns dos principais pontos da viagem que está sendo realizada nesta semana ao estado do Nebraska, nos Estados Unidos, que tem como foco a irrigação agrícola. Ele lidera uma comitiva em visita àquela região.

Garantir - “Só para as pessoas terem uma ideia, é um estado que tem uma área de irrigação muito grande aqui, e tem mais área de irrigação que o Brasil inteiro. Isso começou na década de 1950, mas foi uma decisão muito importante que eles tomaram, no sentido de garantir a produtividade, o aumento da produtividade no campo e a garantia de produção”, comentou o governador.

Empresas - “Estamos aqui entendendo como foi esse processo de implantação do sistema de irrigação, conhecendo empresas que são as maiores do mundo nessa área, e que possam estar no Brasil nos ajudando com equipamentos e até assistência técnica para atender aos nossos produtores”, comentou.

Gerenciamento - “Ao mesmo tempo” – prosseguiu Ratinho Júnior – “conhecemos a forma de gerenciamento da água, que eles fazem aqui, que é algo muito curioso, conforme foi apresentado para nós”. Segundo ele, existe um conceito que na prática acaba não se revelando verdadeiro: “que se você faz a irrigação, você acaba diminuindo o volume de água nos rios ou nas bacias hidrográficas. Mas é totalmente ao contrário. No Nebraska eles comprovaram com estudos técnicos que conseguiram ampliar o seu volume de nascentes e também do aquífero que atende o estado”.

Políticas públicas - Uma demonstração, de acordo com Ratinho Júnior, de que o sistema de irrigação contribui para a preservação da água. “Para nós é motivo de muita alegria poder estar participando, aprendendo e criando políticas públicas para implementar no estado do Paraná”.

Fomento - O governador afirmou também que a ideia é, de imediato, fazer o lançamento de fomento através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), “colocando dinheiro com juro subsidiado ou, em alguns casos, até juro zero, para irrigação no nosso estado”.

Cooperativas - Ele destacou ainda a parceria com as cooperativas, “que são importantes pra ampliar o investimento com os agricultores, e o estado, através dos nossos bancos de fomento, em especial o BRDE, colocando uma linha de crédito específica para atender áreas que queiram implantar a irrigação, para justamente levar mais qualidade, ampliação de produção e garantia de produção”.

Prejuízos - “Em cinco anos tivemos três estiagens que trouxeram bilhões de reais de prejuízos para o estado do Paraná e para outras regiões do Brasil. Então, quando você tem área irrigada, você dá garantia de que essa produção vai acontecer”, ressaltou.

Outros destaques - Completando, Ratinho Júnior destacou alguns outros pontos da programação no Nebraska, como as conversações e a visita a uma das maiores empresas do mundo de irrigação; conhecer os estudos que foram feitos ao longo de décadas; e a reunião com o governador do Nebraska, que deu uma ideia de como o poder público colabora nesse gerenciamento da água, de maneira como são dadas as outorgas, algo feito de forma simples, sem nenhum tipo de burocracia.

Ecossistema - “Estamos procurando entender todo esse ecossistema de irrigação pra iniciar um grande projeto para fazer do Paraná a área do Brasil com a maior quantidade de hectares de irrigação nos próximos anos”, finalizou. (Flamma Comunicação)

FOTO: Jonathan Campos / Secom

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco