Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias RESEARCH SUMMIT: Importância do cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio é apresentada a pesquisadores canadenses

 

 

cabecalho informe

RESEARCH SUMMIT: Importância do cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio é apresentada a pesquisadores canadenses

summit 12 04 2024O analista de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Leonardo Silvestri Szymczak, discorreu sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio no Paraná a 30 profissionais canadenses, entre os quais pesquisadores e professores de universidades e instituições de pesquisa de Quebec. Foi nesta quinta-feira (11/04), em Curitiba, na Estação de Pesquisa em Agroecologia do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR/CPRA), dentro da programação do Research Summit em Desenvolvimento Sustentável nas áreas Agroalimentar e Silvicultura, evento iniciado na terça-feira (09/04) e que prossegue até esta sexta-feira (12/04).

Painel - “O cooperativismo paranaense tem grande participação na produção agropecuária paranaense. É responsável por mais de 60% do PIB agropecuário no Estado. Por outro lado, também tem forte atuação junto aos produtores rurais cooperados na transferência de tecnologias e em pesquisa. Foi uma oportunidade de mostrar o potencial do cooperativismo e de estabelecer um canal de comunicação com os pesquisadores canadenses”, afirmou Szymczak. Ele participou do painel “Pilares do Agro Desenvolvimento Paranaense: a pesquisa, a extensão e o cooperativismo”, juntamente com o diretor de Extensão Rural do IDR-PR, Diniz Dias Doliveira e dos pesquisadores Laíse da Silveira Pontes, Tiago Santos Telles, Moacir Roberto Darolt e Pedro Henquique Barros, também do IDR-PR. A programação dessa quinta-feira incluiu ainda um Networking Dinâmico, em que pesquisadores canadenses e paranaenses se reuniram para discutir experiências e identificar temas e iniciativas de interesse comum.

Atividades - Na quarta-feira (10/04), primeiro dia de atividades do Summit, a comitiva canadense participou de sessões de trabalhos em grupo. Eles também conheceram um pouco do Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná e as principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária, como os programas de bolsas, a rede de parques tecnológicos e as agências de inovação das sete universidades estaduais. Nesta sexta-feira, há uma nova rodada de sessões de trabalho em grupos, divididos por temas, e ainda uma visita à Escola de Florestas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Promoção - O Summit é promovido pela Fundação Araucária e Fonds de Recherce Nature et Technologies, de Quebec. A cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, enfatizou a importância de avançar em melhorias para os dois países. “Temos muito interesse em fortalecer nossas relações porque estas áreas abordadas no evento são prioritárias para o Canadá e Québec”, afirmou. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco