Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Coamo inicia a 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas

 

 

cabecalho informe

AGRO: Coamo inicia a 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas

Na manhã dessa quarta-feira (17/04), foi realizada a abertura oficial da 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O programa de formação é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como objetivo a capacitação dos cooperados para que eles entendam os processos que envolvem uma cooperativa, bem como estejam preparados para exercerem cargos de gestão.

Participantes - Realizado desde 1998, o curso já formou centenas de cooperados em toda a área de ação da cooperativa e neste ano conta com a participação de 39 associados do Paraná e de Santa Catarina. Com módulos presenciais e online, o curso tem uma carga horária total de 144 horas, sendo concluído com a apresentação de um projeto integrador que apresentará possibilidades de soluções ou melhorias para as suas propriedades ou para a cooperativa.

Programação de alto nível - O Presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, participou da cerimônia de abertura da nova turma e destacou que a formação conta com uma programação de alto nível e exclusiva, sendo customizada e direcionada para a Coamo. O executivo ressalta também que o projeto representa uma visão de longo prazo do Presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, sobre a sucessão dentro da propriedade rural e da cooperativa.

Objetivo - “O nosso objetivo é formar líderes comunitários que irão participar dos comitês educativos e da alta gestão da cooperativa, a exemplo do que acontece hoje, onde membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo foram formados pelo Programa Jovens Líderes”, destaca Galinari.

Outros programas - A partir do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, derivaram outros programas que contemplam o quadro social, como o Coamo Kids e o FuturoCoop, que também trabalham a continuidade e sucessão da família cooperativista.

Melhoria - O professor da UFPR e coordenador da formação, Tomas Sparano Martins, valoriza as ações que são realizadas pela Coamo e destaca que o programa é um dos melhores dentro do tema da sucessão familiar. “Durante o curso, os jovens são capacitados para que possam melhorar as práticas dos seus negócios, a sua atuação como líderes cooperativistas e compartilhar conhecimentos e experiências”, detalha o professor.

Oportunidade de aprendizado - Lais de Fátima Maciel Ribas é cooperada em Guarapuava (Centro do Paraná) e integrante da nova turma do programa. Ela valoriza a oportunidade de aprendizado e destaca que o curso estimula os participantes a darem continuidade nas atividades do campo. “Na nossa propriedade já está acontecendo a sucessão. Primeiro foi do meu avô com meu pai e agora eu e minha irmã estamos assumindo a gestão das atividades, tanto na parte administrativa quanto operacional”, salienta a cooperada.

Soma de conhecimentos - Em Xanxerê (Oeste de Santa Catarina), o cooperado Leonardo Rissi também já começou a gerir a propriedade da família e vê no curso uma oportunidade de somar conhecimentos que irão contribuir para suas atividades, bem como no trabalho realizado junto à cooperativa. “É uma boa oportunidade para entender melhor toda a questão de preços, compras, vendas, insumos e outros temas do agronegócio que estão diretamente ligados ao nosso dia a dia”, afirma o cooperado. (Assessoria de Imprensa Coamo)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco