Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GESTÃO: Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos inicia formação de mais duas turmas

 

 

cabecalho informe

GESTÃO: Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos inicia formação de mais duas turmas

Trinta e oito cooperados da Coamo e 34 da Integrada iniciaram uma jornada de aprendizado por meio do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos. Eles começaram a ser capacitados, na manhã dessa quarta-feira (17/04), nas cidades sedes das cooperativas, em Campo Mourão e Londrina, respectivamente.

Qualidade da gestão - O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com instituições como o Isae – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com objetivo de preparar cooperados com potencial para assumir cargos de liderança nas cooperativas. Possui carga horária de 144 horas, divididas em nove encontros modulares. Em 2023, o programa formou oito turmas, totalizando 230 participantes. “Ao fornecer conhecimentos e habilidades fundamentais aos participantes, busca-se elevar a qualidade da gestão das cooperativas paranaenses, contribuindo diretamente para sua sustentabilidade e sucesso”, afirma a analista técnico do Sescoop/PR, Mariana Balthazar, que acompanhou o início das duas turmas.

Destaque - Ainda de acordo com ela, “o destaque dessa iniciativa reside na sua capacidade de formar os membros dos conselhos das cooperativas, dotando-os de conhecimentos necessários para que possam desempenhar suas funções de forma eficaz e ética, enfrentando os desafios do mercado com segurança e perspicácia”. “Este é apenas o primeiro passo de uma jornada que promete trazer grandes benefícios não apenas para as cooperativas envolvidas, mas para todo o setor cooperativista do estado”, complementa Mariana.

 

 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco