Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias VISITA: Sistema Ocepar recebe missão diplomática de Portugal

 

 

cabecalho informe

VISITA: Sistema Ocepar recebe missão diplomática de Portugal

Uma delegação portuguesa da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM) esteve, na manhã dessa quarta-feira (17/04), no Sistema Ocepar, em Curitiba. Composta por representantes do conselho do CIM e pelos seis prefeitos das seis cidades que compõem a região (Amares, Braga, Barcelos, Esposente, Terras de Bouro e Vila Verde), o grupo incluiu a casa do cooperativismo do Paraná em seu roteiro de visitas técnicas pelo estado pelas características econômicas da CIM, predominantemente agrícola, e pouca experiência com o cooperativismo. “Fomos muito bem recebidos e, nesta etapa, viemos muito para mais ouvir do que para falar. Nossa experiência em cooperativismo não é grande, e estamos num estado em que esse modelo de organização é muito forte”, disse o Rafael Gomes Amorim, primeiro-secretário executivo intermunicipal da CIM do Cávado.

Panorama - Ao recepcionar o grupo, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, traçou um panorama do cooperativismo no Paraná, pontuando que a missão das cooperativas é criar oportunidades para os cooperados e que a estratégia de negócios é focada na agregação de valor aos alimentos. “Deixamos de vender produtos in natura. Agora grande parte da produção recebida dos cooperados passa por um processo de agroindustrialização”, contou.

Recepção - Também participaram da recepção ao grupo, os superintendentes da Fecoopar Nelson Costa, e da Ocepar, Robson Mafioletti, a coordenadora de Economia e Mercado, Carolina Bianca Teodoro, a coordenadora de Relações Institucionais, Daniely Andressa da Silva, o analista Técnico e Líder de Inovação, Jaffer Basen, e a analista de Desenvolvimento Técnico, Bruna Mayer.

Relacionamento - Durante a reunião, a comitiva contou sobre alguns encontros já realizados no estado, bem como externou a vontade de conhecer mais sobre o ecossistema cooperativista do Paraná em encontros futuros. Elogiaram iniciativas já implantadas, esclareceram dúvidas e encerraram o encontro com boas expectativas em relação ao relacionamento iniciado com o cooperativismo paranaense. “Meu desejo é que a comitiva volte para Portugal encantada com o Paraná, em especial, com o nosso cooperativismo”, disse Ricken.

A CIM - Além de Rafael Amorim, primeiro-secretário executivo intermunicipal da Região do Cávado (Norte de Portugal ), a comitiva portuguesa é formada por: Manuel Rocha Moreira, prefeito de Amares; Ricardo Rio, prefeito do Distrito de Braga; Manuel Tibo, do município de Terras do Bouro; Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal Esposende; Júlia Maria C. Rodrigues Fernandes, prefeita do município de Vila Verde; Rita Silva, assessora de comunicação e mídias da Região do Cávado; Adriano Fidalgo, diretor-executivo do Astrolábio S.A.; Angela de Paula, consultora de negócios internacionais; e Joshua Moreira, da Founder FollowUp Global & CSO InternacionalEASY, um programa que tem por objeto estreitar relações de parceria e transações econômicas entre comunidades de governança, do sistema cientifico e tecnológico entre a Região Norte de Portugal e o Estado do Paraná́.

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco