Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PR COOPERATIVO: As interrupções no fornecimento de energia e os prejuízos no campo e na cidade são o destaque da edição de maio da revista

 

 

cabecalho informe

PR COOPERATIVO: As interrupções no fornecimento de energia e os prejuízos no campo e na cidade são o destaque da edição de maio da revista

destaque pr coperativo 25 04 24A energia como insumo essencial para o desenvolvimento e os impactos das interrupções no fornecimento, que têm sido cada vez mais frequentes, é o tema central da edição de maio da revista Paraná Cooperativo. No campo e na cidade, os prejuízos são significativos. Relatos de produtores rurais mostram o descarte de grandes quantidades de leite que estragam por falta de refrigeração. Frangos morrem por falta de climatização adequada nos aviários. Nas cidades, lotes de vacina, que têm que ser refrigeradas, podem se perder, comprometendo campanhas de imunização e a saúde da população.  

Futuro - As perspectivas futuras são preocupantes. Estudos apontam um crescimento na demanda por energia por parte das cooperativas do Paraná de cerca de 45% até 2027. Se hoje já há prejuízos, com a necessidade maior nos próximos anos o quadro deve se agravar. Transformar a produção primária em produtos industrializados de maior valor agregado, que tem sido a tônica do governo do Estado para tornar o Paraná um fornecedor de alimento para o mundo, depende essencialmente de energia de qualidade e com constância no fornecimento.

Alternativas - A reportagem traz também as alternativas que têm sido buscadas para a geração própria e a exploração de fontes renováveis. O incentivo do Sistema Ocepar e das cooperativas e as fontes de financiamento disponíveis para investimentos na área.

Entrevista - O entrevistado da edição é o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Ivanoski Teixeira. Ele fala sobre o trabalho ao longo dos 20 anos da instituição, as mudanças que ocorreram no sistema elétrico nacional nesse período e os desafios futuros.

AGO - A revista traz a cobertura da Assembleia Geral Ordinária e das pré-assembleias com as principais decisões, como a aprovação das contas de 2023 e do plano de ação para 2024.

Outros temas - O Fórum de Organização do Quadro Social, o Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense e os Hubs Regionais de Inovação também são temas abordados na edição, além do debate do Plano Safra com a participação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller.

Íntegra - Confira a íntegra da publicação aqui

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco