Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Sicoob Três Fronteiras recebe prêmio nacional por trabalho social na comunidade

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Sicoob Três Fronteiras recebe prêmio nacional por trabalho social na comunidade

O Sicoob Três Fronteiras recebeu prêmio nacional pelo trabalho social realizado com as comunidades em que atua, em prol do desenvolvimento das pessoas. O reconhecimento, com a entrega do Troféu Beija-Flor, foi durante evento em Brasília (DF).

Chancela - A premiação chancela ações mantidas em todo o país por cooperativas financeiras que promovem investimento social e estratégico modificador da realidade socioeconômica. O prêmio foi atribuído por iniciativas em cidadania financeira, inclusão, formação e educação.

Compromisso - O Sicoob Três Fronteiras se diferencia das demais instituições financeiras pelo compromisso com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Essa missão se traduz em ações práticas, diárias e aplicadas de maneira transversal.

Presença - Coordenador das ações sociais, Wilson Serrano explica que o Sicoob Três Fronteira está presente em escolas, instituições, ONGs e associações que se abrem para o exercício da cooperação entre as pessoas. As iniciativas ocorrem junto com o Instituto Sicoob.

Reconhecimento - “O prêmio é o reconhecimento de que o cooperativismo está chegando até as pessoas, demonstra que a comunidade está sendo impactada pelo movimento de cooperar, ajudar, se unir e fazer juntos para fazer mais”, expõe. “Esse troféu representa muitos sonhos, projetos e conquistas”, celebra.

Investimento social - O Troféu Beija-Flor reflete o trabalho ao longo do ano inteiro e o apoio dos dirigentes da cooperativa. Entre as ações, Wilson destaca o Comitê Mulher do Sicoob Três Fronteiras, que já foi criado concedendo crédito acessível a empreendedoras e com um plano trabalho em execução.

Destaque - A Cooperativa Mirim Cooperbalen, na Escola Municipal Professora Suzana Moraes Balen, na região popular do Porto Belo, é outro destaque. As crianças desenvolvem o senso de cooperação e elaboram soluções coletivas, unindo cidadania e educação.

Concurso cultural - O concurso cultural celebra o cooperativismo nas escolas públicas e privadas. As clínicas financeiras oferecem atendimento individual e gratuito, com orientação e educação em finanças. Projetos sociais são apoiados com recursos, materiais e insumos pelo Sicoob Três Fronteiras.

Maravilhoso - “Contribuir para o crescimento e a educação dos pequenos ou mudar a vida de comunidades vulneráveis é maravilhoso”, enfatiza Wilson Serrano. “Eu me sinto honrado em fazer parte disso tudo. É um presente para mim, como pessoa e profissional, mas sobretudo demonstra que Sicoob Três Fronteiras é sinônimo de promoção da comunidade”, conclui.

Impacto positivo - O diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro, acredita que o reconhecimento nacional reflete o comprometimento maior da instituição, que é com as pessoas. E que esse componente está presente em cada iniciativa da cooperativa.

Dedicação - “Impacto positivo para nós não é uma palavra, mas sim a dedicação de toda a equipe em transformar a vida das pessoas”, reflete. “Fazemos isso com programas sociais e também com justiça financeira, o que faz a roda da economia girar, promovendo desenvolvimento para todos”, salienta Dirceu.  

Papel - A gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, Emanuelle de Moraes, reforça que o papel da instituição vai além da oferta de produtos e serviços financeiros. A instituição tem responsabilidade em gerar impacto positivo e sustentável nas comunidades.

Honra - “Estamos honrados em celebrar e premiar as cooperativas que demonstram um comprometimento excepcional com essa agenda”, destaca. “Pois são elas que verdadeiramente impulsionam as transformações em nosso país”, frisa Emanuelle.

Ganho social e econômico - Além do investimento social, o Sicoob Três Fronteiras também faz a mensuração econômica gerada e distribuída, que impacta positivamente o desenvolvimento. No ano passado, essa quantia bruta, auditada, foi de R$ 44,9 milhões, refletindo a criação de valor para cooperados, fornecedores, colaboradores, governo e comunidade.

Ganho social - Outra referência é o ganho social do cooperado, que foi de R$ 3 mil em 2023. Esse cálculo considera a economia gerada com taxas, tarifas e juros, somados às sobras anuais que o Sicoob Três Fronteiras deposita diretamente na conta de seus “donos”, ou seja, os cooperados. (Assessoria de Imprensa Sicoob Três Fronteiras)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco