Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCERGS: Organização das Cooperativas do RS reúne-se com autoridades para apoiar ações de enfrentamento aos prejuízos causados pelas enchentes

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCERGS: Organização das Cooperativas do RS reúne-se com autoridades para apoiar ações de enfrentamento aos prejuízos causados pelas enchentes

ocergs 07 05 2024Nesta segunda-feira (06/05), o Sistema Ocergs esteve reunido com autoridades da Secretaria de Agricultura do Estado e representantes de entidades das indústrias de carnes, suínos, laticínios, aves e rações para coordenar ações e avaliar propostas para facilitar a logística da produção e transportes das cooperativas. O gerente de Relações Institucionais da Ocergs, Tarcísio Minetto, apresentou as dificuldades diante da calamidade pública que assola o Estado, que tem como prioridade o resgate de vidas, mas também levou a preocupação com a reconstrução e retomada das atividades e apoio aos produtores rurais e cooperativas do Estado.

Prioridade - “A prioridade máxima é salvar vidas e resgatar as pessoas, amparar os desabrigados, mas precisamos trabalhar para a desobstrução das estradas. No nosso setor, precisamos facilitar a circulação dos produtos das cooperativas e a logística de transporte para insumos à produção, com a maior brevidade possível”, afirmou. Minetto destacou, ainda, os problemas de falta de energia. “É fundamental o restabelecimento das redes de energia e estações, mas também facilitar o transporte de combustíveis e gás para permitir o uso de geradores por parte das cooperativas.”, afirmou Minetto.

Financiamento - Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, além do envolvimento das cooperativas e organizações no suporte às vítimas de desastres é necessário apoio imediato e estrutural. O presidente defende um novo modelo de financiamento com um alongamento da dívida e que não prejudique as próximas safras. “Nós precisamos fazer um financiamento de dez anos, com juros de 5% a 7% e carência de dois anos, pois o produtor está absolutamente descapitalizado e não tem mais condições de produzir. Realmente, é um momento muito desafiador e o cooperativismo está participando em todos os setores, em todas as pontas possíveis”, finalizou Hartmann.

Mobilização No domingo (05/05), Tarcísio Minetto, acompanhou a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Eduardo Leite, lideranças do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), e ministros, em Porto Alegre. Na oportunidade, Minetto levou às autoridades a preocupação com a reconstrução e retomada das atividades e apoio aos produtores rurais e cooperativas do Estado. E, ainda, reforçou o pedido feito por meio de ofícios na semana passada para o Ministério da Agricultura para liberação de linhas de créditos emergenciais.

Créditos emergenciais - Na última sexta-feira (03/05), o Sistema Ocergs e a Federação das Cooperativas, de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) já haviam solicitado ao governo federal a destinação de créditos emergenciais e linhas de financiamentos para retomada das atividades. Os documentos foram protocolados via OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) para os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. (Comunicação Sistema Ocergs)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco