Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCB: 2º Encontro de Agentes da Inovação busca diversificar o coop

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCB: 2º Encontro de Agentes da Inovação busca diversificar o coop

sistema ocb 07 05 2024O Sistema OCB promoveu, na quinta-feira (02/05), o 2º Encontro de Agentes de Inovação, que reuniu colaboradores que buscam impulsionar a inovação dentro do cooperativismo. O evento contou com a participação de novos integrantes, além do lançamento do Time dos Agentes de Inovação da Comunidade do Sistema OCB no WhatsApp.

Catalisadores - Os encontros acontecem regularmente e funcionam como catalisadores para a discussão e a implementação de iniciativas inovadoras entre os membros de diferentes estados. Diversos temas foram abordados, como a apresentação dos resultados da pesquisa de Inovação, o incentivo para a busca de novos casos de sucesso a serem publicados no Inovacoop e o oferecimento para a realização de oficinas de design thinking com os estados interessados. Além disso, foram discutidas as diretrizes de inovação do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). 

Pesquisa - Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação, salientou que os resultados da Pesquisa de Inovação corroboram a importância dos estudos e ações que tratam sobre o tema. "No total, 87% das cooperativas consideraram que inovar é muito importante para a sustentabilidade do movimento. Por isso, os encontros de agentes da inovação são momentos essenciais para manter um alinhamento estratégico com os nossos pontos focais nas Organizações Estaduais (OCEs) que se dedicam a fomentar as nossas cooperativas lá na ponta", afirmou. 

Adesão - Eduardo Sampaio, analista de Inovação, ressaltou a importância da adesão de novos participantes nos encontros. "Ter essas pessoas no time é ter novas ideias. Nos conectamos, cada vez mais, por meio de cada encontro e nos percebemos como propulsores de inovação em todas as trocas", disse. Já a também analista de Inovação, Hellen Beck, descreveu o encontro como uma experiência de sinergia. "Os colegas contribuíram com suas perspectivas sobre os projetos futuros e compartilharam boas práticas. Acredito que a avaliação positiva, ao final do encontro, reflete, não só o valor de se reunir, como a confiança que se renova e se baseia na capacidade coletiva de criar impacto e promover inovação no coop", expressou.  

Integração - Para George Freitas, analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sescoop/BA, o encontro promoveu a integração do grupo. Segundo ele, é um momento em que ideias podem gerar boas oportunidades, além de transformações e metas. "Foi possível ouvir todas as contribuições e buscar maneiras de tornar a nossa comunidade mais efetiva. Reunir é sempre produtivo, pois conseguimos exercitar nossa criatividade e habilidade de proposição". (Sistema OCB)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco