Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCB: Cooperativismo une forças para ajudar vítimas das chuvas no RS

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCB: Cooperativismo une forças para ajudar vítimas das chuvas no RS

solidariedade destaque 06 05 2024As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas têm deixado um rastro de danos significativos em várias regiões do estado. Milhares de famílias foram afetadas, casas destruídas, estradas ficaram intransitáveis e muitas áreas estão alagadas. As previsões mostram que os temporais devem continuar por mais alguns dias e a população precisa de toda a ajuda possível para superar esse momento de grande tristeza e perdas.

Corrente humanitária - Por isso, o Sistema OCB se une a corrente humanitária que se formou em todo o país para convidar cooperativas e cooperados a concentrarem esforços em torno das ações de arrecadação em andamento, coordenadas pelo Sistema Ocergs. Nesse momento de necessidade, é fundamental que a solidariedade e a força do coletivo prevaleçam.

Coletivo - “Em momentos como esse, o cooperativismo sabe mais do que ninguém o diferencial da força do coletivo. Por isso, precisamos nos unir e ajudar no que for possível. Convidamos os cooperativistas de todo o Brasil a apoiarem o Rio Grande do Sul. Ações concretas e práticas são fundamentais e urgentes para tentar diminuir ao máximo o sofrimento da nossa gente no estado”, destaca o presidente Márcio Lopes de Freitas.

Maior enchente - Esta é a maior enchente do estado desde 1941. O governo local decretou estado de calamidade, situação reconhecida também pelo governo federal. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas gaúchas em risco de elevação das águas acima da cota de inundação. As principais medidas de emergência visam resgatar pessoas e preservar vidas.

Formas de ajudar - Há várias formas de ajudar:

Doações em dinheiro: recursos são necessários para que instituições credenciadas e confiáveis possam oferecer auxílio às vítimas de forma eficaz e imediata. Os valores doados são utilizados para a compra de alimentos, água, produtos de higiene, saúde e outros itens essenciais.

Voluntariado: Caso você more no Rio Grande do Sul, tenha tempo e disposição, pode se voluntariar para ajudar na distribuição de alimentos, na limpeza das áreas atingidas ou em outras atividades de apoio às vítimas.

Divulgação: Compartilhar informações sobre as campanhas de arrecadação de recursos e formas de ajudar nas redes sociais ou em outros meios de comunicação também é uma maneira simples, mas poderosa, de contribuir para a mobilização de um número maior de pessoal em prol das vítimas.

Contas exclusivas - Para contribuir com qualquer valor, o cooperativismo criou contas exclusivas e separadas por propósitos. Confira:

Doações em dinheiro para compra de alimentos e bebida. A Fecoagro vai organizar o envio:

Chave Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Favorecido: Fecoagro

Medicamentos e material médico hospitalar. O Instituto Unimed RS está centralizando a doação:

Chave Pix: 08.969.474/0001-58

Favorecido: Instituto Unimed RS

Reconstrução de casas e infraestrutura (preferencialmente). As cooperativas de crédito vão direcionar os recursos:

Chave Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Favorecido: Fundação Sicredi

Chave Pix: 07.147.834/0001-73

Favorecido: Instituito Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável

Chave Pix: 24.103.717/0001-27

Favorecido: Projeto Amigos do Bem (Cresol)

Chave Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Favorecido: Instituto Unicred Geração

Sistema Ocergs - O Sistema Ocergs também está liderando uma campanha para ajudar os gaúchos e gaúchas. Além da arrecadação de recursos, a Organização Estadual também apoia e reforça a coleta das cooperativas para doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos em roupas de cama. Confira os detalhes da Campanha em Ocergs.

Doe qualquer quantia e salve vidas!

(Sistema OCB)

FOTO: Ricardo Stuckert / PR

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco