Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Sicoob dá dicas para prevenir fraudes durante as compras de presentes para o Dia das Mães

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Sicoob dá dicas para prevenir fraudes durante as compras de presentes para o Dia das Mães

sicoob 06 05 2024Com a proximidade do Dia das Mães, surge também uma preocupação crescente: os golpes financeiros que costumam proliferar durante esse período podem colocar em risco tanto finanças quanto a segurança online. O Sicoob, instituição financeira cooperativa com 8 milhões de cooperados, ressalta a importância da informação como ferramenta eficaz na defesa contra criminosos virtuais.

Proteção - "O Dia das Mães é uma ocasião especial para celebrar, mas também é um momento em que os fraudadores intensificam suas atividades. Conhecer os principais golpes e estar alerta é a melhor forma de proteger nossas famílias e nossas finanças", Dárcio Pereira Dias, gerente de Prevenção a Fraudes do Sicoob.

Tipos de golpes - Durante esse período, golpistas se aproveitam da movimentação financeira para aplicar diversos tipos de golpes, incluindo:

1. Roubo de dados por meio de mensagens falsas - Phishing ou Smishing: O phishing e o smishing são técnicas nas quais os fraudadores enviam mensagens fraudulentas, seja por e-mail ou SMS, fingindo ser do banco ou de lojas conhecidas. Os links fornecidos direcionam a vítima a um site falso, onde seus dados são capturados sem perceber. O Sicoob alerta para nunca fornecer informações pessoais ou bancárias por meio desses canais não oficiais.

2. Golpe do QR Code: Neste golpe, os fraudadores, se passando por funcionários do suporte técnico, induz o cooperado, por telefone, a realizar uma atualização de segurança e solicita à vítima que acesse uma falsa aplicação do internet banking, na qual o cooperado informa os dados de acesso à conta, incluindo a senha e solicita ainda que o cooperado realize a leitura do QR Code para efetuar transações financeiras.

3. Golpe da falsa central ou do falso funcionário: Os golpistas simulam ser da Central de Atendimento, utilizando tecnologias para mascarar seus números. Pedem senhas, atualizações de sistemas ou que realize transações financeiras. O Sicoob reitera que nunca solicita informações sensíveis por telefone e que seus cooperados devem estar atentos a qualquer pedido fora do comum.

Atenção - Para se proteger, o Sicoob aconselha os cooperados a desconfiarem de mensagens com erros de português, links suspeitos ou solicitações de dados pessoais. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a instituição financeira utilizando os canais oficiais.

Suspeita - Em caso de qualquer suspeita, é fundamental que os cooperados entrem em contato imediatamente com o Sicoob através dos canais oficiais para orientação e assistência.

Mais informações - Para mais informações sobre como se proteger contra fraudes neste Dia das Mães, os cooperados podem acessar o site oficial do Sicoob ou entrar em contato com a Central de Atendimento (4000 1111 Regiões metropolitanas ou 0800 642 0000 Demais Regiões).

Sobre o Sicoob   - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www܂sicoob܂com܂br para mais informações. (Assessoria de Imprensa Sicoob)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco