Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Sicredi Parque recebe certificado por neutralização de emissões de carbono

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Sicredi Parque recebe certificado por neutralização de emissões de carbono

Integrante do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), a Sicredi Parque realizou a neutralização das emissões calculadas no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2022 e projetadas para o ano de 2023. No total, foram neutralizadas mais de 34 mil toneladas de carbono provenientes de operações em sua sede administrativa e em suas agências. A neutralização foi realizada por meio de apoio a sete projetos de créditos de carbono.

Estratégia - Pelo segundo ano consecutivo, a estratégia do Sicredi é neutralizar as emissões do ano anterior e adiantar a compensação daquelas previstas ao período em vigor. Foram adquiridos créditos de carbono.

Motivação - "A nossa principal motivação é apoiar projetos que resultam em impactos positivos para as comunidades, oferecendo benefícios sociais, ambientais e econômicos, bem como refletindo em contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, os projetos dialogam com a nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a nossa premissa de integração com as regiões onde estamos inseridos", afirma a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Kelly Agazzi Pacheco.

Programa - Através do seu Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas, o Sicredi busca uma evolução constante da gestão de emissão de gases e efeito estufa. Um exemplo dessas ações é a utilização (que envolve compra ou autogeração) de energia elétrica de fonte renovável, que, somente em 2022, evitou a emissão de mais de 800 toneladas de carbono na atmosfera.

Ações - Entre as diversas ações da Sicredi Parque voltadas a compensação de emissão de CO2, está a manutenção do Parque Estadual das Araucárias da Floresta René Frey, o projeto de recolhimento de pilhas descartáveis, iniciativas como o Dia de Cooperar (Dia C), além da utilização de produtos biodegradáveis e de baixo impacto ambiental nas agências da cooperativa e na sede.

Selo Clima Paraná - Recentemente o Sicredi foi reconhecido com o Selo Clima Paraná pelo terceiro ano consecutivo. A certificação foi concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), no final de 2023 e destacou instituições por suas atividades em prol da sustentabilidade. Por meio de uma gestão ecoeficiente e práticas de governança, o Sicredi garantiu o selo da "Categoria A - Mercado Interno", destinado para as instituições com as maiores pontuações de acordo com uma metodologia própria de análise dos projetos inscritos. (Assessoria de Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco