Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias 15º CBC: O futuro do cooperativismo brasileiro em debate

 

 

cabecalho informe

15º CBC: O futuro do cooperativismo brasileiro em debate

cbc 13 05 2024Falta pouco! Nesta terça-feira (14/05), líderes, especialistas e cooperados de todo o Brasil estarão reunidos em Brasília para o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), maior evento do movimento na América Latina. Sob a perspectiva da união, equilíbrio e força coletiva, o evento tem como objetivo definir as diretrizes estratégicas que vão guiar as ações do modelo de negócios no ciclo 2025-2030. Com o tema central Projetando um futuro + coop, são esperados cerca de três mil participantes. 

Aniversário - O CBC acontece junto com a celebração do 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e contará com palestras de líderes e autoridades renomadas em inovação, visão estratégica e futuro. Ismail Salim, Amy Webb, Martha Gabriel e Fred Gelli, futuristas e estrategistas, estão entre os convidados. Também abrigará o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, com as pautas prioritárias do movimento junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Apresentações - Outros líderes reconhecidos também farão apresentações nas salas de debate temáticas como Sonja Novkovic, diretora do International Centre for Co-ooperative Management (ICCM); Glaucia Guarcello, COO da The Bakery; Rubens Mazzali, professor da FGV; Rosilene Rosado, consultora ESG; Walter Longo, publicitário e especialista em inovação; Dado Schneider, palestrante sobre Geração Z & futuro do trabalho; e Carlos Busch, executivo e colunista da MIT Technology Review, entre outros. 

Temas - Os temas a serem abordados fazem parte de um processo iniciado ainda em 2023, com a realização de várias pesquisas envolvendo cooperados, líderes do movimento, formadores de opinião e sociedade em geral, para mapear pontos relevantes que contribuíram para a construção da programação do evento. 

Definição - A definição das diretrizes estratégicas do cooperativismo também faz parte de um trabalho intenso e que envolve a participação de cooperativas, cooperados, Organizações Estaduais (OCEs) e Unidade Nacional, de forma coletiva e democrática. Sob a coordenação do Sistema OCB, as OCEs realizaram prévias em suas regiões para coletar sugestões iniciais. No total, mais de 1,9 mil contribuições foram encaminhadas para a Unidade Nacional, que realizou, com base nos estudos realizados, a consolidação e priorização das propostas que serão discutidas durante o Congresso. 

Diretrizes - Será a partir dessas propostas que os líderes farão a definição final das diretrizes que vão guiar o movimento nos próximos anos. Para isso, inicialmente, será utilizado um documento-base de referência. As salas temáticas terão palestras e debates, culminando na deliberação estratégica. Cada sala (serão 10) discutirá entre 23 e 26 diretrizes e escolherá 10. Assim, ao todo, 100 propostas serão apreciadas e votadas na sessão plenária que acontecerá no último dia do evento. Dessas, 25 serão selecionadas como as principais diretrizes do movimento para o ciclo 2025-2030. 

Temas fundamentais - Os debates terão como foco sete temas fundamentais que incluem Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação. No caso do ESG, as abordagens vão se dividir, ainda, em quatro subtemas: Ambiental, Social, Governança e Gestão. 

Programação - No primeiro dia (14/05), o presidente Márcio Lopes de Freitas fará a abertura marcada para às 16h e, em seguida, Salim Ismail, futurista, estrategista de negócios e empreendedor, irá comandar a palestra magna com o tema Liderança Exponencial. Como idealizador de empresas digitais e líder de um ecossistema que converge em transformações globais, conecta profissionais a organizações, instituições e pessoas, Ismail vai falar sobre inovação e os princípios fundamentais por trás das organizações de alto impacto e da liderança visionária. Às 17h30, a superintendente Tania Zanella apresentará os principais resultados do cooperativismo desde o 14º CBC, em 2019. Já às 19h, acontece o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024.

Segundo dia - No dia 15, os trabalhos serão abertos pela futurista, professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York, fundadora e CEO do Future Today Institute, Amy Webb. Ela coordenará a palestra Cenas do Futuro, na qual irá mergulhar no universo das tendências tecnológicas emergentes, compartilhando insights valiosos sobre como antecipar e se preparar para o futuro. Em seguida, Martha Gabriel trará sua expertise para discutir o tema O futuro é coop. A renomada especialista em tecnologia e inovação vai mergulhar na dinâmica das cooperativas no contexto da era digital e detalhar como elas estão moldando o futuro dos negócios em um mundo cada vez mais conectado.  Na sequência, os participantes serão separados por salas temáticas onde ocorrerão novas palestras e, após o almoço, a tarde será reservada para os debates sobre as diretrizes estratégicas. 

Terceiro dia - Já no terceiro dia (16/05), a primeira parte da manhã será dedicada a priorização das diretrizes definidas nos debates do dia anterior durante a sessão plenária. Em seguida, Fred Gelli, coordenará a palestra O que somos? Construindo futuros a partir do nosso lugar de potência, em que tratará sobre a importância de compreender a identidade e os valores intrínsecos das cooperativas para impulsionar um futuro sustentável e próspero. O encerramento do Congresso acontece logo após a palestra. 

Mais - Confira mais detalhes em http://cbc.coop.br. (Sistema OCB)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco