Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Participantes destacam a experiência e o conhecimento proporcionados pela missão internacional de estudos na França

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Participantes destacam a experiência e o conhecimento proporcionados pela missão internacional de estudos na França

3formacao 15 05 2024Desde segunda-feira (13/05), 35 profissionais das cooperativas do Paraná estão na França para conferir como as práticas de ESG (ambiental, social e de governança, na tradução em português da sigla) são aplicadas no contexto do cooperativismo europeu. O grupo é formado por representantes de cooperativas que integram o Programa ESG+Coop, desenvolvido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), junto com o Isae. Até sexta-feira (13/05), os paranaenses cumprem uma programação que integra o módulo internacional da etapa de formação, realizado em parceria com a universidade TBS Education.

Experiência positiva - “A missão internacional do Programa ESG+Coop está sendo uma experiência muito positiva, possibilitando ampliar a visão e promovendo a discussão sobre assuntos relevantes às temáticas sociais, ambientais, de gestão e governança no universo cooperativo da França e Brasil”, avalia a gerente de Qualidade, Ambiental, Inovação e Sustentabilidade da Lar Cooperativa Agroindustrial, Márcia Pessini. “Tivemos a oportunidade de conhecer os modelos de governança e estruturas das cooperativas, a regulamentação e o contexto, a tributação de carbono e a estratégia ESG do governo e das organizações. Ainda, aplicamos o conhecimento obtido na estruturação de um reporte de desempenho ESG e visitamos a Cooperativa Etiquable, que apresentou a sua cadeia de valor, critérios, processos e produtos. As experiências obtidas por meio da programação e o compartilhamento das visões do grupo trarão insights importantes para nossas cooperativas”, acrescenta ela.

Modelo - A gerente de Cooperativismo da Sicredi Integração PR/SC, Ana Vaz Pannebecker, também destaca os conhecimentos proporcionados durante a visita à Ethiquable, Cooperativa Solidária de Utilidade Social, sediada em Fleurence, uma área rural ao Sul da França, ocorrida na terça-feira (14/05). “Nossa visita na Ethiquable nos proporcionou conhecer uma cooperativa que atua no processamento de cacau e, ainda, como é, na prática, o modelo Sociedade Cooperativa de Produção (SCOP). O que mais chamou atenção é que a cooperativa é constituída pelos seus funcionários, que detêm, pelo menos, 50% do capital social. Durante a visita, foi possível conhecer os seus princípios, missão e processo de produção. Além de ter seus funcionários como associados, a Ethiquable só estabelece parcerias comerciais entre cooperativas, fortalecendo, assim, os setores econômico, social e ambiental do negócio e da sua região”, afirma.

Programação - A missão de estudos na França prossegue nesta quinta-feira (16/05), com debate sobre o tema “Liderança para sustentabilidade” e Encontro de Networking em Carcassone, além de visita ao Chateau Guilhem. Na sexta-feira (17/05), o grupo participa de painéis com agentes locais de diferentes ramos, que vão discutir a integração dos ODS nas cooperativas. Também faz parte da programação uma visita à Airbus, conversa com especialistas, networking e encerramento das atividades.

Sobre o ESG+Coop - Lançado em outubro de 2022, o Programa ESG+Coop integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. A iniciativa visa realizar o monitoramento, a avaliação e a certificação das cooperativas, com foco no atendimento aos requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho. Dessa forma, a ideia é promover o fortalecimento da imagem do setor, com a sistematização e divulgação do que as cooperativas fazem para melhorar as questões ambientais e mostrar os impactos sociais positivos causados pela cadeia produtiva do cooperativismo. Atualmente conta com a adesão de 64 cooperativas paranaenses. Clique aqui e acesse a landing page do Programa ESG+Coop.

 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco