Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Sistema Uniprime marca presença em Brasília no 15º CBC

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Sistema Uniprime marca presença em Brasília no 15º CBC

Com o tema central “Projetando um futuro + coop”, O 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo  reuniu mais de 3.000 participantes em Brasília. O evento contou com a presença de 180 lideranças do Paraná.

Sistema Uniprime - O Sistema Uniprime participou deste importante Congresso com vários integrantes: César Augusto Macedo de Souza (Vice-presidente) Uniprime Central Nacional, Ricardo Augusto Vicente (Gerente de Produtos e Serviços) Uniprime Central Nacional e Edson Solka (Diretor de Tecnologia) Uniprime Sul.

Maior evento - O Congresso Brasileiro de Cooperativismo é considerado o maior evento do movimento na América Latina. Ele teve como tem como objetivo definir as diretrizes estratégicas que vão guiar as ações do modelo de negócios no ciclo 2025-2030.

Celebração - O evento aconteceu junto com a celebração do 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e contará com palestras de líderes e autoridades renomadas em inovação, visão estratégica e futuro. Ismail Salim, Amy Webb, Martha Gabriel e Fred Gelli, futuristas e estrategistas, estão entre os convidados. Também abrigará o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, com as pautas prioritárias do movimento junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Lideranças - Outros líderes reconhecidos também fizeram apresentações nas salas de debate temáticas como Sonja Novkovic, diretora do International Centre for Co-ooperative Management (ICCM); Glaucia Guarcello, COO da The Bakery; Rubens Mazzali, professor da FGV; Rosilene Rosado, consultora ESG; Walter Longo, publicitário e especialista em inovação; Dado Schneider, palestrante sobre Geração Z & futuro do trabalho; e Carlos Busch, executivo e colunista da MIT Technology Review, entre outros. 

Temas - Os temas abordados fazem parte de um processo iniciado ainda em 2023, com a realização de várias pesquisas envolvendo cooperados, líderes do movimento, formadores de opinião e sociedade em geral, para mapear pontos relevantes que contribuíram para a construção da programação do evento. 

Diretrizes - A definição das diretrizes estratégicas do cooperativismo também fez parte de um trabalho intenso e que envolve a participação de cooperativas, cooperados, Organizações Estaduais (OCEs) e Unidade Nacional, de forma coletiva e democrática. Sob a coordenação do Sistema OCB, as OCEs realizaram prévias em suas regiões para coletar sugestões iniciais. No total, mais de 1,9 mil contribuições foram encaminhadas para a Unidade Nacional, que realizou, com base nos estudos realizados, a consolidação e priorização das propostas que foram discutidas durante o Congresso para definir as diretrizes que guiarão o movimento nos próximos anos.

Salas temáticas - Destaques para as 10 salas temáticas com palestras e debates que culminaram na deliberação estratégica. Os debates tiveram como foco sete temas fundamentais que incluem Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação. No caso do ESG, as abordagens vão se dividir, ainda, em quatro subtemas: Ambiental, Social, Governança e Gestão. (Assessoria de Imprensa Sistema Uniprime)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco