Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias 15º CBC: Fred Gelli destaca propósito do coop como chave para o futuro

 

 

cabecalho informe

15º CBC: Fred Gelli destaca propósito do coop como chave para o futuro

cbc II 20 05 2024O último palestrante do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) foi Fred Gelli, co-fundador e diretor de criação da Tátil Design de Ideias. Na quinta-feira (16/05), ele se apresentou com o tema O que somos? Construindo futuros a partir do nosso lugar de potência, e trouxe sua visão sobre o papel do design e do cooperativismo na construção de um futuro melhor.

Questionamento - Logo de início, Fred questionou qual futuro queremos construir em um mundo marcado por catástrofes ambientais, guerras, adversidades econômicas, problemas estruturais, desigualdade social e crises democráticas. Ele pontuou que, há muito tempo, a maneira de consumir do ser humano gera muitos problemas devido ao excesso. "Estamos vivendo tempos nunca antes experimentados e estamos vendo nossa criatividade ser desafiada. Precisamos reinventar a maneira como nos relacionamos com a realidade", afirmou.

Análise - Uma das ideias centrais da apresentação foi uma análise acerca da capacidade humana de intuir e imaginar o futuro, como sendo o que nos diferencia de outras espécies. Fred observou que, enquanto a maioria das espécies avança muito pouco, os seres humanos evoluem rapidamente, de forma cooperativa e em uma evolução conjunta. "O que faz a gente cooperar? O propósito. Por isso, diante do desafio evolutivo, temos que redesenhar tudo: produtos, serviços e modo de vida", alertou.

Competências - Ele enfatizou a importância das cooperativas e organizações em concentrar suas maiores competências para gerar impacto positivo no mundo. Para ele, o cooperativismo pode servir de inspiração até mesmo para a evolução do modo de consumir, através da descentralização, geração de valor e equilíbrio entre competição e cooperação. "Cada marca precisa encontrar seu lugar de potência e entender quais competências possui para gerar resultados positivos no mundo. Quando uma marca é bem gerenciada, gera um valor incrível", explicou.

Branding e design - Ele também abordou a importância do branding e do design para o sucesso de uma marca. "Marca é percepção. Branding é a parte subjetiva, onde está a visão, a missão. Acontece que as pessoas se relacionam com a expressão de uma marca, e é aí que entra o design. Os elementos desse aspecto são fundamentais para dar coerência ao que está sendo oferecido para os clientes".

Contundente - Fred Gelli destacou ainda que o movimento cooperativista precisa ser mais contundente na demonstração de seu valor em suas expressões. "O cooperativismo tem a força de um propósito em comum. É preciso mostrar isso com mais intensidade, divulgar isso de forma mais didática e mais ampla. O SomosCoop é um bom começo para fortalecer a imagem do movimento. A marca é um ativo poderoso para conseguir a conexão com o propósito das pessoas", acrescentou.

Chamado - Para ele, o 15º CBC foi um chamado para que dirigentes e cooperados repensem suas abordagens aos desafios contemporâneos, utilizando o cooperativismo como uma poderosa ferramenta para construir um futuro mais justo, equitativo e sustentável para todos. “Somos a soma de nossas potências. Eu sou coop, nós SomosCoop”, concluiu. (Sistema OCB)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco