Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Unidade da Capal em Carlópolis (PR) comemora 20 anos com alta na produção de café na região

 

 

cabecalho informe

AGRO: Unidade da Capal em Carlópolis (PR) comemora 20 anos com alta na produção de café na região

capal 20 05 2024Neste mês, a unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial em Carlópolis (PR) comemora 20 anos de atividade. Localizada no Norte Pioneiro, a cidade de Carlópolis é reconhecida como a maior produtora de café do estado. Mas até chegar a essa posição, muitas melhorias precisaram ser realizadas. Uma delas, para atender propriamente os produtores rurais da região, foi a instalação, há 20 anos, da unidade da Capal no município.

Modelo do cooperativismo - Na avaliação de Claudinei Vieira, gerente da unidade de Carlópolis, um dos motivos que alavancou a produtividade do café e trouxe consistência para as demais culturas no município foi o modelo do cooperativismo introduzido pela Capal. “A assistência técnica trouxe muitas mudanças na produtividade e manejo nas lavouras. Em função da escassez de mão de obra, os cooperados também realizaram muitos investimentos em tecnologia e mecanização nas lavouras, e com isso houve maior confiança e credibilidade", declara.

Área - Considerando somente a área assistida pela Capal em Carlópolis, são 4,5 mil hectares reservados para a cafeicultura, divididos em aproximadamente 250 produtores associados. A cultura de outros cereais soma aproximadamente 2,5 mil hectares. “Estamos em uma região cafeeira, e essa atividade tem muita expressividade e agrega valor nos resultados da cooperativa”, afirma Claudinei.

Vocação do município - Os números comprovam a vocação do município. Na safra de 2023, a comercialização de café teve um aumento substancial de 406% em relação ao ano anterior, totalizando 580 mil sacas. Para a atual safra, a meta é chegar a 700 mil sacas.

Goiaba - Recentemente, outra cultura que vem se destacando entre os agricultores locais é a goiaba. Nomeada “capital nacional da goiaba”, Carlópolis possui hoje cerca de 1,1 mil hectares reservados para a produção da fruta. Deste total, 600 hectares são de associados da Capal. Sendo a fruticultura uma atividade atualmente em destaque, Claudinei afirma que os cooperados estão abraçando essa oportunidade.

Papel fundamental - “A equipe de assistência técnica da cooperativa desempenha um papel fundamental em auxiliar os produtores, dando direcionamentos no manejo correto e aplicação de defensivos para colher resultados positivos”, afirma o gerente da unidade.

Bons resultados - Da mesma forma que o café, anos atrás, foi ampliado e rendeu bons resultados para os produtores e para a cooperativa, as expectativas são frutíferas para que a goiaba passe a ser introduzida no repertório de negócios da Capal.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Assessoria de Imprensa Capal)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco