Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Sescoop/PR encerra ciclo de treinamento de conselheiros fiscais, com total de 189 participantes

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Sescoop/PR encerra ciclo de treinamento de conselheiros fiscais, com total de 189 participantes

O Sistema Ocepar promoveu, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), mais um ciclo de formação de conselheiros fiscais das cooperativas paranaenses. Entre os meses de abril e maio foram treinadas nove turmas, seis delas compostas por representantes de diferentes ramos, como agropecuário, consumo, transporte, trabalho e infraestrutura, e outras três com conselheiros do ramo saúde, totalizando 189 participantes. O curso é realizado com o propósito de capacitar conselheiros fiscais efetivos, suplentes e aqueles que têm interesse em atuar como conselheiros, para que possam desempenhar a função com efetividade, visando a adequada governança cooperativa, dentro exigências estabelecidas pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), por meio da Resolução nº 009.

Papel relevante - “Vemos que o conselheiro fiscal possui um papel relevante na governança da sociedade cooperativa. Para o cumprimento de sua função, entendemos que precisam conhecer suas atribuições, a sociedade cooperativa mas, também, ferramentas que os auxiliem na execução de suas atividades. O curso permite conhecer o papel dos conselheiros fiscais, através do compartilhamento de casos, conteúdos teórico e prático, além de ferramentas de apoio à atividade”, afirma o coordenador de Consultoria do Sescoop/PR, Emerson Barcik.

Diversos ramos - Esta etapa iniciou nos dias 29 e 30 de abril, com o treinamento de 14 conselheiros da região Centro-Sul, de diversos ramos, ocorrido na sede do Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, em Ponta Grossa. Ainda abrangendo ramos diferentes, 31 participantes do Noroeste foram registrados na turma capacitada na sede da Cocamar, em Maringá, dias 7 e 8 de maio; 58 participantes do Oeste, dias 7 e 8 de maio, na sede da Cotriguaçu, em Cascavel; 13 participantes do Centro-Sul, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, dias 14 e 15 de maio; 19 participantes do Sudoeste, dias 21 e 22 de maio, na sede da Coopertradição, em Pato Branco; e 31 participantes do Norte, na sede da Integrada, em Londrina, nos dias 28 e 29 de maio.

Ramo saúde - Já os representantes apenas do ramo saúde foram treinados em duas turmas, no dia 6 de maio, uma com 9 participantes do Noroeste, na sede da Unimed Maringá, em Maringá, e outra com 8 participantes do Oeste, na sede da Unimed Cascavel, em Cascavel. Já no dia 27 de maio, 6 conselheiros do Norte foram capacitados na sede da Unimed Londrina, em Londrina.

Instrutores - Os instrutores do curso de formação de conselheiros foram os analistas do Sescoop/PR, Fernando Mendes, Cristiane Iung, Cristina Moreira, Rodrigo Donin, Emerson Barcik e Matheus Felipe da Silva.

 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco