Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias WEBSÉRIE: SomosCoop na Estrada lança terceira temporada

 

 

cabecalho informe

WEBSÉRIE: SomosCoop na Estrada lança terceira temporada

cooperativismo I 31 05 2024A nova jornada do SomosCoop na Estrada já começou. A terceira temporada vai percorrer oito cidades brasileiras, sob o comando de Glenda Kozlowski. Mais uma vez, ela viaja o país e comprova, de perto, o impacto transformador do cooperativismo na vida das pessoas. Da Paraíba ao Espírito Santo, ela passa por Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso e Rio de Janeiro e explora as realidades das cooperativas e dos cooperados em diferentes regiões.

Primeiro e segundo episódios - Disponível no canal do Sistema OCB no YouTube, no primeiro episódio, Glenda nos leva até Cabaceiras, na Paraíba, para conhecer a Arteza, uma cooperativa formada por 29 produtores de couro que decidiram investir em máquinas e equipamentos modernos para aprimorar a qualidade de seus produtos. A viagem segue, então, para Pernambuco, onde ela visita e retrata a Coopexvale, uma cooperativa agrícola que se destaca na produção de uvas no Vale do São Francisco. 

Terceiro episódio - Já no terceiro episódio, a websérie chega na capital paraibana para mostrar a Unimed de João Pessoa, fundada por 106 médicos, em 1971. A cooperativa é um referencial em serviços de saúde e está envolvida em projetos sociais, como o Mãos que Apoiam, para mulheres com câncer de mama. No episódio seguinte, Glenda conta a história da Cercos, uma cooperativa de eletrificação que atende 16 povoados em Lagarto (SE) e beneficia 25,4 mil habitantes, além de realizar projetos de perfuração de poços artesianos, beneficiando mais de 300 mil famílias. 

Rio - O próximo destino é o Rio de Janeiro. A colaboração entre as cooperativas Data Coop, Coopas e Libre Code, do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, são o destaque por oferecem serviços a grupos de profissionais não tradicionais como professores, biblioteconomistas, engenheiros e cineastas. Da capital carioca, Glenda pega a estrada novamente até Campo Verde, no Mato Grosso, onde a Cooperfibra é referência na produção sustentável de soja, milho e algodão, sendo uma das maiores do Ramo Agro no país. 

Espírito Santo - Rumo ao Espírito Santo, a jornada passa pela Cooperativa de Transporte Sul Serrana Capixaba, que opera desde 2002 com 514 cooperados e oferece transporte escolar de qualidade, além de outros benefícios com impacto positivo na educação e na segurança das crianças. Para encerrar, a última parada é na Cafesul, também no Espírito Santo. Por lá, a linha especial Café Póde Mulheres é produzida por cooperadas, com a promoção e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais a partir de práticas agrícolas modernas e sustentáveis.

Balanço - Até agora, mais de 24 mil quilômetros foram percorridos, 21 cooperativas visitadas e mais de 360 horas se passaram no SomosCoop na Estrada. De ponta a ponta, incontáveis sorrisos ficaram registrados e inúmeras experiências foram narradas. De história em história, o poder da cooperação é o melhor combustível para seguir viagem. (Sistema OCB)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco