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RODOVIAS: Concessionária EPR Litoral Pioneiro apresenta modelo de concessão, plano de investimentos e cronograma de obras do lote 2 ao Sistema Ocepar

A diretoria executiva do Sistema Ocepar recebeu, na quarta-feira (29/05), a visita do diretor-presidente e do diretor-executivo da concessionária EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira e Roberto Longman. A empresa é a responsável pelas obras do Lote 2 do Novo Anel de Integração das rodovias do Paraná, que compreende as regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Estado. A concessionária está completando 100 dias de operação.

Transparência - Moreira explicou que a visita ao Sistema Ocepar deve-se à importância do setor cooperativista como usuário das rodovias em função da grande movimentação de cargas ao longo do ano. “Queremos ter presença nas cooperativas do Paraná e em todos os fóruns adequados para garantir a transparência necessária”, disse o diretor-presidente. Ele informou que um roteiro de visitas a prefeituras, câmara de vereadores, associações representativas de diversos setores da sociedade organizada e entidades não-governamentais está sendo cumprido. “Estamos buscando conquistar o que chamamos de ‘licença social’ de todos impactados direto com nossa atividade”, declarou. Ao longo da reunião, os diretores da concessionária disseram que esperam contar com a inteligência do Sistema Ocepar, com dados e informações sobre o transporte das mercadorias das cooperativas pelas rodovias concedidas.   

Modelo de concessão - A EPR Litoral Pioneiro apresentou em detalhes o modelo de concessão, o plano de obras e os investimentos que constam no contrato de concessão ao longo dos 30 anos de vigência. “É importante fazer a divulgação das diferenças que tem o novo programa de concessão de estradas do Paraná, com investimentos bastante expressivo já nos primeiros anos”, disse Moreira. Ele informou que o trecho da BR-277 que liga Curitiba a Paranaguá será triplicado e obras de duplicação serão feitas nos outros dois núcleos que estão sob a responsabilidade da concessionária, nos Campos Gerais e no Norte Pioneiro.

Investimentos - No total, serão 605 quilômetros com investimento de R$ 8 bilhões nos primeiros sete anos, de um total de R$ 12 bilhões que serão investidos ao longo de todo o contrato de concessão, que dura 30 anos. ”Serão 350 quilômetros de duplicações e a triplicação do trecho da BR 277 [de Curitiba a Paranaguá]”, informou o diretor-presidente. Ele acrescentou que serão feitos investimentos também em conectividade, com sinal de wifi e câmeras instalada por todos os trechos.

Segurança - “Já estamos desde o dia 28 de fevereiro operando com serviço de guincho, inspeção e ambulância, o que traz melhorias e confiança em relação à segurança para o motorista”, acrescentou Moreira. “Temos dois pontos principais que vamos focar: segurança e fluidez”, frisou o diretor-executivo, Roberto Longman. 

Contribuição - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, informou aos diretores da concessionária que o setor cooperativista se posicionou contrário à proposta de prorrogação dos contratos de concessão das rodovias, que culminou no novo processo licitatório. “Além disso, contribuímos com a definição do atual modelo, sem a cobrança de outorga”, disse Ricken. Participaram da reunião também o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa.

 

 

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