Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MERCADO: Confira o balanço sobre preços dos grãos e exportações do agronegócio

 

 

cabecalho informe

MERCADO: Confira o balanço sobre preços dos grãos e exportações do agronegócio

mercado II 03 06 2024A evolução dos preços médios recebidos pelos produtores no Paraná na comercialização de grãos, como soja, milho e trigo, entre abril de 2023 e maio de 2024, e as cotações da Bolsa de Chicago, são um dos itens que podem ser conferidos no Panorama de Mercado, boletim produzido pela Gerência de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar (Getec). O boletim traz ainda indicadores econômicos do cooperativismo paranaense e os resultados das exportações do agronegócio.

Abril - Em abril, o setor alcançou o valor de US$ 15,2 bilhões em vendas externas. O acumulado do ano já soma US$ 52,4 bilhões. Do total, 57,7% das exportações foram para cinco principais destinos acumuladamente: China (32,3%), União Europeia (13,3%), EUA (6,8%), Indonésia (2,8%) e Emirados Árabes Unidos (2,5%). Cinco produtos responderam por 80,7% das exportações: complexo soja (37,9%), carnes (14,6%), complexo sucroalcooleiro (11,7%), produtos florestais (10,0%) e café (6,5%), no acumulado do ano.

Paraná - O Paraná se manteve como terceiro no ranking, após o Mato Grosso (1º) e São Paulo (2º), representando 11,4% das exportações brasileiras com três destaques: complexo soja (42,2%), carnes (23,1%), e produtos florestais (15,0%). O valor expressivo do mês de abril deu-se, principalmente, pelo aumento do volume em 17,1%. A queda de 11,3% dos preços impossibilitou que esse número fosse ainda mais significativo.

Por produtos - O informativo traz ainda os resultados por produto: soja, milho, frango, suínos, leite e tilápia.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Panorama de Mercado

FOTO: Pixabay

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco