Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE: Projeto de reflorestamento e inclusão social da Cocari e entidades parceiras chega a Ponta Grossa

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE: Projeto de reflorestamento e inclusão social da Cocari e entidades parceiras chega a Ponta Grossa

cocari 05 06 2024No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), a Cocari (Cooperativa Agropecuária e Industrial), o Banco CNH, a Tratorcase, a Tratornew, o IAT (Instituto Água e Terra) e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), anunciam a inauguração de uma estufa sustentável em Ponta Grossa (PR), parte do projeto Cultivando Cidadania, que promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas, destinadas para o reflorestamento.

Recursos - A construção da estufa, com recursos provenientes do Banco CNH, parceiro do projeto encabeçado pela Cocari, foi parte central da iniciativa. O local já está em funcionamento e atua como um viveiro, sendo a base para a recuperação de áreas degradadas e a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, essenciais para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora.

Alunos beneficiados - “A Cocari promove o projeto Cultivando Cidadania há 15 anos, e já são mais de 60 alunos beneficiados com o programa e mais de 1,3 milhão de mudas produzidas, e nos sentimos orgulhosos de trazer para Ponta Grossa, juntamente com os parceiros este importante projeto de inclusão social e preservação ambiental. Recebemos as primeiras mudas na semana passada e demos início a esse importante trabalho de restauração, inclusão e conscientização ambiental”, explica o presidente da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha. O viveiro, uma área de serviço e um depósito de ferramentas foram construídos dentro do terreno da Apae, totalizando uma área exclusiva de 92,5m².

Segundo passo - Com o objetivo de aumentar anualmente a produção de mudas de plantas nativas no viveiro, garantindo a disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental, o segundo passo é a destinação das mudas aos produtores cooperados e clientes dos parceiros, para incentivar o reflorestamento nas propriedades rurais. Também é oferecida orientação técnica especializada para a implantação de florestas, focando na recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente.

Reconhecimento - “Esses investimentos são para o Banco um reconhecimento aos parceiros que estão buscando contribuir para desafios reais do produtor rural frente ao reflorestamento, preservação e manutenção das suas matas ciliares. Sabemos do desafio na manutenção dessas áreas para o pequeno agricultor e apoiar projetos como esse que gera mudas qualificadas, suporta em consultorias técnicas e ainda promove inclusão é a forma de valorizarmos a Sustentabilidade na nossa cadeia de valor”, afirma Heberson De Goes, presidente do Banco CNH.

Responsabilidade social e inclusão - O projeto não apenas beneficia o meio ambiente, mas também destaca a inclusão social e o desenvolvimento profissional, com alunos da Apae passando a fazer parte do quadro de colaboradores da Cocari, assim como já acontece nas outras Apaes pertencentes ao projeto.

Ingresso no mercado de trabalho - “Esta parceria proporciona a alunos especiais a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Através deste projeto, os alunos desenvolvem habilidades profissionais, sociais e intelectuais, contribuindo significativamente para a renda familiar e promovendo sua autonomia e dignidade”, explica a responsável pelo projeto na Cocari, Dayane X. R. de Carvalho.

Cultivando Cidadania - Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania é realizado nas demais cidades com a parceria da empresa Bayer e com apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

Participação - Participam cerca de 60 alunos, que são contratados como colaboradores da Cocari. A produção das mudas acontece em viveiros construídos nas Apaes de Mandaguari e Cambira, no Paraná, de Cristalina, em Goiás, e de Paracatu, em Minas Gerais.

Comercialização - Parte das mudas é comercializada por meio de outra iniciativa da Cocari, a Campanha Cocari Solidária. Nesta campanha, interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem, no final do ano, ao sorteio de prêmios. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados da Cocari.

Sobre a Cocari - Há 62 anos, a Cocari escreve sua história com muita dedicação, ética e responsabilidade, construindo um legado que fortalece e inspira seus membros e toda a cadeia produtiva brasileira. Somando mais de 11.540 cooperados e 2.340 colaboradores, a Cocari gera empregos, renda e desenvolvimento nos mais de 87 municípios em que atua, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, englobando unidades de atendimento, recebimento e armazenamento de grãos e unidades fabris. A Cocari atua em diversos segmentos, visando levar ao mercado soluções integradas como: comercialização de um amplo portfólio de insumos agropecuários, estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos, linha de sementes próprias, as Sementes Cocari (soja, trigo e feijão), consultoria técnica agronômica e veterinária, serviços de inovação agrícola, produção e nutrição animal, com a fabricação de rações, suplementos e proteinados, fabricação de fios de algodão e mesclas diversas, energia fotovoltaica, linha própria de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação - Éfforos, Café Cocari, Seguros, com a Cocari Corretora de Seguros, e-commerce (plataforma Vita Campo) e concessionárias de máquinas, com a Tratornew, revenda New Holland e a Tratorcase, revenda Case. No âmbito socioambiental investe, promove e apoia diversos projetos de cidadania e preservação do meio ambiente, tendo a cooperação como a base da sua atuação.

Sobre o Banco CNH - Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, Iveco e Iveco Bus. (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco