Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE: Cooperativas celebram Dia Internacional com várias atividades

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE: Cooperativas celebram Dia Internacional com várias atividades

Nesta quarta (05/06) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data está sendo lembrada pelo cooperativismo com diversas atividades destinadas a destacar a importância da preservação dos recursos naturais. Na segunda-feira (03/06), o Sistema Ocepar lançou a 1ª Semana do Meio Ambiente Cooperativo, abrindo o período de celebrações, com o tema Futuro Sustentável. As cooperativas do Paraná também estão engajadas neste sentido, com a realização de eventos comemorativos.

Ações - Atualmente 80% das cooperativas agropecuárias do estado realizam atividades nas principais datas comemorativas relacionadas às temáticas ambientais, como o Dia Mundial do Meio Ambiente. São iniciativas que envolvem colaboradores, associados, bem como a comunidade onde a cooperativa está inserida. As celebrações incluem uma ampla gama de atividades que vão além da sensibilização, como palestras, treinamentos e divulgação de materiais educativos. Também são realizadas iniciativas práticas, como a coleta de resíduos, plantio e distribuição de mudas de árvores, visitas a parques ecológicos, distribuição de brindes, competições de ideias de melhoria, entre outras.

Investimento constante - Além disso, elas investem constantemente em ações como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, combate à poluição do ar, tratamento de efluentes, recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, melhoria da qualidade da água, projetos de geração de energia renovável,entre outras.

Contribuição - Assim, o cooperativismo contribui para que todo o Estado se destaque na área ambiental, por meio de iniciativas que ajudam na conservação do meio ambiente e na mitigação de impactos ambientais. O sistema de plantio direto, por exemplo, é utilizado em mais de 95% das propriedades rurais paranaenses que cultivam grãos. O Paraná também faz o recolhimento de 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas usadas no campo, com grande participação do setor cooperativista. O Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é adotado por cerca de 240 propriedades de cooperados. As cooperativas produzem ainda energia térmica a partir de florestas plantadas. São mais de 50 mil hectares de eucalipto cultivados com esse propósito, o que garante a autossuficiência e segurança energética, o uso de energia limpa e a redução de custos na industrialização de produtos. Já o projeto de proteção de nascentes foi implantado no Paraná no início de 2000 e, em duas décadas, foram preservadas pelas cooperativas do Estado mais de 30 mil nascentes, garantindo uma água de qualidade para consumo animal e humano.

Redes sociais - Ao longo da semana, as atividades alusivas à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo divulgadas no Informe PR Cooperativo e também por meio das redes sociais do Sistema Ocepar. Acompanhe: Instragram, Facebook, LinkedIn, X.

FOTO: Assessoria Frimesa

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco