Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Tem início o Programa Geração Agro Jovem da Cocari de 2024

 

 

cabecalho informe

AGRO: Tem início o Programa Geração Agro Jovem da Cocari de 2024

cocari I 06 06 2024A Cocari realizou, no dia 29 de maio, o primeiro encontro do programa Geração Agro Jovem da Cocari de 2024, reunindo os 42 jovens inscritos. O curso vai contribuir para despertar e fortalecer as aptidões para a gestão da propriedade e futuramente da gestão da cooperativa se integrando ao universo cooperativista.

Pontos importantes - Marcos A. Trintinalha, presidente da Cocari, recepcionou os jovens cooperados, filhos e netos de associados, dando as boas-vindas e ressaltando alguns pontos importantes. “O jovem é o amanhã, precisamos começar a formá-los agora para que possam assumir a gestão da propriedade rural, permanecer no campo, produzindo cada vez mais”, disse.

Importância do Programa Agro Jovem - Trintinalha ilustrou a abertura da visão de futuro que o Geração Agro Jovem representa, aconselhando o máximo aproveitamento da oportunidade oferecida pela Cocari. “A Cocari está trazendo a Universidade Federal do Paraná para ministrar esse curso, uma instituição renomada, que muitos jovens sonham frequentar, e vocês estão tendo esse privilégio, para melhorar ainda mais a capacidade de atuação de vocês nas propriedades rurais”, destacou.

Pronunciamento - O futuro da Cocari também foi destaque no pronunciamento do presidente. De acordo com ele “A Cocari tem 62 anos, e quer ser perene, e para isso, precisa ter pessoas formadas, que possam participar dos diversos conselhos: estratégico, fiscal e de administração e grupos como o núcleo jovem. Nossa expectativa é que essa juventude esteja preparada para, futuramente, participar da gestão da cooperativa. O que esperamos de vocês é que aproveitem a oportunidade”.

Aprendizado - A importância do Programa Agro Jovem foi demonstrada pelo Lucas Beatto Morelli, de São Pedro do Ivaí que ressaltou: “Participei da turma do Agro Jovem de 2023, e decidi reforçar o aprendizado, pois adorei participar o ano passado, foi excelente, o curso agregou bastante, dando uma noção melhor de como administrar a propriedade, como fazer a sucessão familiar, passar de geração a geração, e a importância de manter a família dentro da cooperativa. Agregou também em conhecimento e me puxou mais para dentro da Cocari, para conhecer o papel que ela desempenha e como funciona”

Cultura cooperativista - Um ponto bastante destacado pelo presidente diz respeito à valorização da cultura cooperativista, que tem como missão possibilitar o crescimento dos produtores rurais dentro de suas atividades, e trabalhar com ações que façam a diferença na vida das pessoas. Temos de valorizar tudo que a cooperativa faz para os produtores e para a comunidade onde está inserida. O curso conta com um investimento via Sescoop/PR, e é um investimento na família e nos negócios de vocês”, afirma Trintinalha.

Essência cooperativista - Essa formação faz parte da essência cooperativista, que inclui os cuidados com comunidade. Nesse sentido, a Cocari mantém diversos projetos sociais, ambientais e educacionais, investimentos que resultam em conhecimento que será aplicado nas comunidades, gerando bem-estar para as famílias cooperativistas. “As iniciativas da Cocari, assim como de todas as cooperativas nas suas regiões de atuação, facilitam a vida do produtor rural. Na Cocari, eles recebem consultoria técnica especializada para desenvolver suas atividades, seja lavoura, com recebimento garantido de sua produção, seja na pecuária, com acompanhamento técnico veterinário, para melhora da qualidade do rebanho e aumento da lucratividade. Sem falar na avicultura, piscicultura, e tantas outras atividades que a Cocari oferece aos seus cooperados”.

Economia - Os negócios gerados pelas atividades da cooperativa movimentam a economia nas localidades e promovem o crescimento dos municípios, geram parcerias que beneficiam as famílias, diferente das empresas privadas, que apenas visam lucro. “Eu preciso, como presidente da Cocari, chamar a atenção de vocês para esse aspecto. Se perdermos essa essência do cooperativismo, perde o sentido e essa atuação. O que estou pedindo é que vocês, jovens, que são o futuro da Cocari, e não só das propriedades, trabalhem na valorização do cooperativismo, porque, se tirarmos as cooperativas das cidades, o crescimento ficará estagnado, o progresso deixa de ser percebido nas comunidades. A essência do cooperativismo tem que estar acima desses negócios e precisamos defender nosso modelo de negócio”, enfatizou.

Módulos - O módulo de abertura do Agro Jovem foi sobre liderança. “Os participantes aprenderam sobre as principais habilidades de liderança, como comunicação eficaz, tomada de decisões e gestão de equipes no contexto do agronegócio”, apontou o supervisor de Cooperativismo da Cocari, Hugo Carnelossi.

Expectativa - E a expectativa sobre a nova turma é bastante positiva. “Esperamos que os jovens participem ativamente, adquiram novos conhecimentos, e se tornem futuros líderes. Estamos entusiasmados com o potencial de desenvolvimento pessoal e profissional que o programa pode proporcionar a cada participante”, acrescenta Hugo.

Próximos encontros - Para os próximos encontros estão programadas as disciplinas de Negócios, Inovação, Cooperativismo, Sucessão Familiar, entre outras. (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco