Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias VISITA: Cooperados da Integrada conhecem mais sobre o Sistema Ocepar e o cooperativismo

 

 

cabecalho informe

VISITA: Cooperados da Integrada conhecem mais sobre o Sistema Ocepar e o cooperativismo

Um grupo de agricultores cooperados e funcionários da Cooperativa Integrada esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (06/06). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pelas instituições que integram o Sistema – Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar.

Núcleo Bandeirantes - O grupo veio do Núcleo Bandeirantes da Integrada, que tem sede em Londrina, norte do Paraná. “Viemos aqui hoje com cooperados dos municípios que integram o Núcleo de Bandeirantes. São produtores dos municípios de Abatiá, Santa Amélia, Ribeirão do Pinhal e Bandeirantes. O objetivo foi oportunizar mais conhecimento sobre cooperativismo. Tivemos uma palestra bem proveitosa que agregou muita informação”, declarou Lucas Vinícius Silva, supervisor administrativo da cooperativa.

Informações - Eles foram recebidos pelos colaboradores Rodolfo Bonetti e Taís Fernanda de Souza, da área de Desenvolvimento Humano, e por Diogo Tavares Ferreira, da área de Relações Institucionais. O economista Salatiel Turra, da Gerência de Desenvolvimento Técnico também participou, esclarecendo dúvidas dos presentes.

Qualificação - Um dos principais temas abordados foi a qualificação. Bonetti explicou que cerca de 92% dos recursos arrecadados pelo Sescoop/PR voltam para as cooperativas na forma de cursos e treinamentos, com o objetivo de qualificar cada vez os funcionários e cooperados, buscar uma gestão mais eficiente e com melhores resultados, tanto das cooperativas como das propriedades dos cooperados. “Em 2023, foram investidos R$ 82 milhões em 12 mil eventos [cursos, capacitações, treinamentos etc] atendendo a 350 mil pessoas ligadas ao cooperativismo. Neste ano, temos R$ 120 milhões disponíveis para este fim”, informou Bonetti.

Capacita Paraná - A colaboradora Taís Souza apresentou a plataforma Capacita Paraná aos presentes, esclarecendo que é por meio desta ferramenta que funcionários e cooperados podem acessar a disponibilidade de cursos e fazer suas inscrições. São cursos gratuitos para a comunidade cooperativista.

Saúde financeira - Os cooperados quiseram entender melhor sobre o controle da saúde financeira das cooperativas. A principal dúvida era sobre a possibilidade de identificar, a tempo de intervir, dificuldades financeiras que possam ameaçar os resultados das cooperativas e, por consequência, o rendimento dos cooperados.

Monitoramento e participação - A dúvida foi esclarecida pelo economista Salatiel Turra. “Existem muitas questões envolvidas para que isso [problema financeiro] não ocorra”, declarou. Ele explicou que dentro do Sistema Ocepar há uma área específica que faz o monitoramento de mercado e do desempenho financeiro das cooperativas. Além disso, Turra frisou que é muito importante que os cooperados acompanhem tudo de perto. “Vocês são os donos da cooperativa. Então, devem participar. É muito importante participarem das assembleias, terem acesso a relatórios, ao conselho fiscal, enfim, ficarem sabendo de tudo o que está acontecendo para que esses problemas sejam evitados”, observou.

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco