Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PANORAMA DO COOP: Boletim destaca participação do cooperativismo na 112ª Conferência Internacional do Tratalho da OIT

 

 

cabecalho informe

PANORAMA DO COOP: Boletim destaca participação do cooperativismo na 112ª Conferência Internacional do Tratalho da OIT

panorama coop 07 06 2024O Panorama do Coop de hoje traz uma análise sindical e trabalhista que destaca a participação do coop na 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT. O encontro acontece de 3 a 14 de junho, em Genebra, na Suíça, e reúne lideranças de 187 nações que buscam soluções para os desafios no mundo das relações do trabalho. Acompanhe os detalhes dos debates e os impactos sobre o coop. Boa leitura!

Análise Trabalhista e Sindical - Na edição do Boletim Trabalhista e Sindical dessa semana, trataremos da realização da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, organizada pela Organização Internacional do Trabalho - OIT. O encontro é realizado anualmente na cidade de Genebra, na Suíça, e reúne representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 187 nações.

Acesse a Análise Trabalhista e Sindical

Se liga no Sistema OCB - Você conhece os benefícios dos diagnósticos AvaliaCoop? O presidente da Coopertran, Wesley Marcos do Carmo, apresenta os resultados que a sua coop obteve, após a aplicação dos diagnósticos AvaliaCoopCoop. Vale a pena conferir. Clique aqui e acesse.

Congresso Nacional aprecia itens importantes para o coop - O Congresso Nacional realizou, na terça-feira (28/06), sessão que derrubou sete vetos presidenciais e manteve outros quatro. As deliberações trataram de temas importantes para o cooperativismo como a regularização de terras na Amazônia e a cobrança de ICMS entre estabelecimentos de um mesmo contribuinte.

Leia mais!

Sistema OCB defende fortalecimento do Plano Safra 2024/25 - O Sistema OCB defendeu o fortalecimento da arquitetura da política de crédito e seguro rural no Plano Safra 2024/2025 em reuniões realizadas no Ministério da Fazenda e na Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) na segunda e terça-feira (3 e 4/06). “Entendemos que o cooperativismo é um meio importante de fomento e capilaridade para o agro, o combate à inflação e o estímulo à produção de alimentos. Tanto que o movimento é é responsável por mais de 50% da produção nacional de grãos e 71,2% do quadro social é formado por agricultores familiares. Reconhecemos nosso papel e sabemos que podemos contribuir ainda mais para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirmou a superintendente Tania Zanella em suas explanações.

Leia mais!

Sistema OCB é contra restrição à compensação de créditos de PIS/Cofins - O Sistema OCB manifestou, na quarta-feira (05/06), preocupação com a edição, pelo governo federal, da Medida Provisória (MP) 1.227/2024, que estabelece ações para compensar as perdas arrecadatórias da manutenção da desoneração da folha de pagamentos, já aplicáveis ao ano de 2024. A entidade considera que as novas regras representam um grave retrocesso que trará, como consequência, o aumento do Custo Brasil e uma piora no ambiente de negócios para os setores produtivos envolvidos. “Não vamos medir esforços para, em conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e a da Agropecuária (FPA), evitar esse retrocesso e defender um sistema tributário adequado tanto para o cooperativismo brasileiro como para os outros setores”, afirma o presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas.

Leia mais!

Reforma Tributária é pauta de novas reuniões do Sistema OCB A defesa da regulamentação do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo na Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional, foi novamente pauta de reuniões do Sistema OCB nesta primeira semana de junho. Na terça-feira (04/06), a entidade se reuniu com representantes do Ministério da Fazenda e da Receita Federal; e na quarta (05/06), com o deputado Vitor Lippi (SP) e a assessoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) na Câmara. “Estamos trabalhando para reforçar as especificidades do nosso modelo de negócios e a necessidade de que elas sejam respeitadas na nova legislação”, afirmou a gerente-geral Fabíola Nader Motta.

Leia mais!

SomosCoop na Estrada lança terceira temporada - A nova jornada do SomosCoop na Estrada já começou. A terceira temporada vai percorrer oito cidades brasileiras, sob o comando de Glenda Kozlowski. Mais uma vez, ela viaja o país e comprova, de perto, o impacto transformador do cooperativismo na vida das pessoas. Da Paraíba ao Espírito Santo, ela passa por Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso e Rio de Janeiro e explora as realidades das cooperativas e dos cooperados em diferentes regiões.

Leia mais!

Clique aqui e confira a versão digital do Panorama do Coop

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco