Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Seminário Internacional Cresol e Agricord propõe debates sobre agricultura e finanças sustentáveis

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Seminário Internacional Cresol e Agricord propõe debates sobre agricultura e finanças sustentáveis

A Cresol, em parceria com a Aliança Global de Agências Agrícolas (Agricord), promoveu, nos dias 5, 6 e 7 de junho, o primeiro Seminário Internacional “Construindo juntos a inovação em agricultura e finanças para um amanhã sustentável”. O evento reuniu lideranças de organizações de cerca de 25 países para debater a agricultura familiar em escala global.

Painéis e grupos de trabalho - Nos dias 5 e 6, as comitivas participaram de painéis e grupos de trabalho na sede da Cresol em Francisco Beltrão (PR). Foram trabalhados os temas: Financiamento das mudanças climáticas; Transformação dos sistemas alimentares para uma agricultura sustentável; Promoção de agendas construtivas para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes; e Empoderamento das organizações dos produtores por meio da inovação e conhecimento local na agricultura.

Participações - Participaram de alguns dos debates a diretora de operações do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), Eileen Miamidian; a vice-presidente da Rede Agricord, Marianne Streel; e o coordenador das Nações Unidas para Assuntos Cooperativos (Undesa/ONU), Andrew Allimadi. Organizações como Agência Brasileira de Cooperação, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Facilitadora da Agricultura e Florestas e Organização das Cooperativas do Brasil também estiveram representadas.

Ano Internacional das Cooperativas - O representante da ONU no evento, Andrew Allimadi, lembrou que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito e citou a cooperação como ponto importante para as iniciativas sustentáveis. “Vamos apoiar e desenvolver os melhores exemplos das cooperativas. Essa cooperação se torna extremamente importante”, disse Allimadi.

Diversos idiomas, um propósito - Uma ampla estrutura de apoio e tradução foi preparada para atender aos participantes, vindos de países como Equador, Peru, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Senegal, França, Bélgica e Alemanha. A comunicação acontecia, principalmente, em português, inglês, espanhol e francês.

Compartilhamento - Em comum, as mais de 150 pessoas presentes tinham o objetivo de compartilhar e encontrar soluções que impactem positivamente os sistemas alimentares, a partir de finanças sustentáveis. “É um momento histórico para a Cresol. Desde que foi constituída, concebida na lógica da agricultura, especialmente a agricultura familiar, nós temos o compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento da economia nas comunidades e no nosso entorno. Somos uma organização diretamente vinculada ao tema da produção de alimentos e um evento dessa natureza nos convoca a reafirmarmos o compromisso com relação ao futuro, às decisões que tomaremos na nossa estrutura de governança, que precisam conversar com esse debate da agricultura sustentável”, afirmou Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Desafio - O presidente do Cresol Instituto e Cresol Baser, Alzimiro Thomé, provocou os congressistas, ao final dos trabalhos: “E é um desafio para todos, que saiam daqui e já coloquem em prática uma ou duas iniciativas a partir do que foi apresentado e compartilhado no seminário”.

Mundo - “O mundo está olhando para esses assuntos, e nós não vamos salvar o mundo sozinhos, mas tem uma parte que compete a nós. Por isso, vamos continuar trabalhando, buscando o que podemos fazer além do tradicional. Com este evento, pudemos aproveitar a inteligência das nossas lideranças, o conhecimento de quem faz a assistência técnica, e potencializar tudo isso para encontrar soluções eficazes para a nossa agricultura”, concluiu Thomé.

Visitas a campo - Após debateram as ações para uma agricultura resiliente e para superar os desafios na construção da sustentabilidade, os participantes do seminário puderam conhecer a atuação da cooperativa na prática. As comitivas estrangeiras se deslocaram do Sudoeste para o Oeste do Paraná e visitaram cooperados da Cresol em cidades como Cascavel, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

Sobre a Cresol - Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 871 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. (Assessoria de Imprensa Cresol)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco