Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Profissionais das cooperativas do PR iniciam pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Profissionais das cooperativas do PR iniciam pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho

Quarenta e dois profissionais de cooperativas paranaenses dos ramos agro e saúde e também do Sistema Ocepar iniciaram, na sexta-feira 07/06), a pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho. A aula inaugural foi realizada com a presença dos professores Key de Lima e Marcos Paludo, decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenador do curso. Também esteve presente o gerente de Desenvolvimento Humano do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), Leandro Macioski.

O curso - Desenvolvido em parceria entre a PUCPR e o Sescoop/PR, o curso terá 20 meses de duração, somando 368 horas de estudos, divididas em 296 horas de atividades online ao vivo, por meio de 38 encontros, e outras 72 horas de aulas presenciais, em oito encontros que serão realizados em Cascavel, no Oeste do Paraná. Ao final, os alunos deverão apresentar um projeto de intervenção como trabalho de conclusão do curso, ou seja, uma proposta de solução prática que poderá ser implementada na cooperativa em que atuam dentro da temática da formação.

Objetivo - A pós-graduação tem como objetivo especializar e habilitar profissionais das cooperativas para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços.

Investimento - O investimento em treinamentos ligados à saúde e segurança do trabalho vem aumentando a cada ano no cooperativismo paranaense. Em 2023, o Sescoop/PR aplicou mais de R$ 8 milhões, somente com recursos próprios, em aproximadamente 30 mil horas de treinamento, com mais de 40 mil participações. Para 2024, estão previstos R$ 8 milhões de investimentos em mais de 31 mil horas de treinamento, com expectativa de alcançar um número superior a 50 mil em participações.

Fundamental - “É fundamental direcionar recursos crescentes para a formação técnica e teórica dos colaboradores das cooperativas, capacitando-os a lidar com desafios abrangentes de segurança, saúde ocupacional e saúde mental. Ao desenvolver essas competências, os profissionais estarão mais preparados para enfrentar questões complexas relacionadas à prevenção e promoção de uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski.

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco