Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ARTIGO: A importância do planejamento financeiro para casais

 

 

cabecalho informe

ARTIGO: A importância do planejamento financeiro para casais

artigo 11 06 2024* Rodrigo Martimiano da Rocha

O namoro é a fase em que conhecemos alguém especial, que pode ser a nossa companhia para o resto da vida. Nesse período crucial, é importante ter conversas sobre o futuro e discutir a visão sobre o dinheiro no relacionamento.

Problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo, superando até a infidelidade. Por isso, o diálogo desde o início pode fazer uma enorme diferença na vida financeira do casal. E, como um presente de Dia dos Namorados para todos, separamos algumas dicas de como conduzir em casal este tema:

Compartilhe sonhos e alinhe prioridades: Cada pessoa tem seus planos de como utilizar seus recursos financeiros, uns preferem viagens, cultura e boa alimentação, já outros optam por ser mais econômicos nestas áreas e focam na construção de patrimônio. O importante é encontrar um consenso quando as prioridades do casal não são as mesmas.

Divida o controle financeiro: Cuidar das finanças deve ser responsabilidade de ambos. Uma boa prática é criar planilhas financeiras em conjunto e se comprometer, como casal, a seguir o orçamento planejado.

Mantenha poupanças individuais para despesas pessoais: Embora a vida a dois seja uma prioridade, preservar a individualidade é igualmente crucial. Para garantir um relacionamento financeiramente saudável, é recomendável que cada parceiro mantenha uma poupança própria para suas despesas pessoais. Assim, vocês podem, por exemplo, comprar um presente surpresa um para o outro no Dia dos Namorados, sem comprometer o orçamento comum.

Compartilhe conquistas, angústias e problemas financeiros: Converse abertamente sobre suas preocupações e desafios financeiros. Ser transparente, tanto nos momentos de prosperidade quanto nas dificuldades, fortalece a relação. Compartilhar esses desafios torna mais fácil encontrar soluções, pois dois cérebros pensam melhor do que um.

Que o amor seja vivido em sua plenitude, acompanhado de um planejamento financeiro sólido.

Desejo a todos os casais um Feliz Dia dos Namorados, repleto de momentos especiais de cumplicidade, carinho e alegria. Que este dia seja apenas o começo de uma jornada contínua de amor e prosperidade financeira para todos vocês. Parabéns a todos os apaixonados!

* Rodrigo Martimiano da Rocha é profissional da Sisprime do Brasil, com Certificação CFP®.

FOTO: Arquivo Sisprime do Brasil

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco