Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Sistema Ocepar e Senai lançam Hub de IA para formar especialistas para cooperativas

 

 

cabecalho informe

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Sistema Ocepar e Senai lançam Hub de IA para formar especialistas para cooperativas

Foi lançado, nessa terça-feira (11/06), o Hub Senai Paraná Cooperativo de Inteligência Artificial (IA), uma parceria entre o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e o Senai Paraná. O Hub vai formar especialistas em IA. Serão ofertadas 30 vagas para residentes, sendo uma para cada cooperativa que aderir ao programa.  Os residentes serão indicados pelas próprias cooperativas e passarão por uma seleção pela equipe do Senai.  

Problemas reais - A especialização terá duração de 24 meses. Ao longo desse período, os alunos vão trabalhar na solução de problemas reais das cooperativas. Serão desenvolvidas até quatro provas de conceito ao longo do curso, sendo uma a cada semestre. “Os residentes sairão do curso com o título de especialista em Inteligência Artificial”, explicou Henry Cabral, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai PR. Ele acrescentou que “não se trata de uma formação em IA de forma genérica. O curso vai efetivamente preparar o residente para desenvolver Inteligência Artificial dentro da cooperativa”.   

Operacional, tático e estratégico - A formação vai envolver três níveis: operacional (residentes), tático (líderes de projetos) e estratégico (alta direção). A alta direção da cooperativa será envolvida no começo e ao final do curso. “O objetivo é que os gestores entendam os impactos e benefícios do uso e da aplicação da IA dentro das cooperativas”, explicou Cabral.  

Live - O lançamento aconteceu durante uma live quando toda a metodologia do curso foi explicada. Participaram cerca de 140 profissionais de 63 cooperativas. Andres Lens, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento do Senai PR, que apresentou os detalhes do programa explicou que poderão se candidatar à residência profissionais de cooperativas que tenham formação em áreas relacionadas à tecnologia, como ciência da computação, sistemas de informação, análise de sistemas, ciências contábeis, matemática, física e engenharia.  

Seleção - Lens esclareceu que a indicação da cooperativa não é garantia de que o candidato terá a vaga. Ele será submetido a um processo de seleção que vai analisar formação, currículo, experiência. Serão selecionados os que obtiverem as melhores notas. Em princípio, será uma vaga para cada cooperativa, mas havendo sobra de vaga mais candidatos poderão ser convocados até completar as 30 vagas.  

Edital - Nos próximos dias, será disponibilizado o edital com todas as informações sobre o processo seletivo para o curso.  As cooperativas têm até dia 1º de julho para inscrever seus candidatos e a previsão é divulgar os selecionados até o dia 5 de agosto. A intenção é iniciar o curso de formação ainda este ano, mas, segundo a equipe do Senai, vai depender do número de inscritos e do processo de seleção.  

Benefícios - Lens falou sobre os benefícios da Inteligência Artificial para as cooperativas, como a redução de custos, o aprimoramento de produtos, agilidade, segurança, entre outros.  

Clientes - Este é o primeiro programa de formação em Inteligência Artificial voltado exclusivamente às cooperativas, mas o Senai já desenvolveu outros programas para outros clientes. Lens citou alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos por empresas de diversos setores que já aplicam a IA em seu dia a dia a após fazer os cursos, otimizando processos como auditoria de prontuário médico, perfil epidemiológico, análise de credito e perfil de risco, análise de inadimplência, retirada de ervas daninhas, análise e classificação de grãos, detecção de fraudes, estimativa de produtividade, previsão de peso de frangos, previsão de evasão de clientes.  

Cooperativas - Algumas cooperativas já participaram dos cursos anteriores. Entre elas, Sicoob, Cocamar, Unimed, Agrária e Coamo. Presente à live de lançamento, Silvana Gomes, cientista de dados da Coamo, que participou do curso anterior contou sua experiência. Segundo ela, o curso permite ao profissional aprender a teoria de ciência de dados e colocar a Inteligência Artificial com dados e problemas reais da empresa. “Após o curso, o profissional sai com bagagem teórica e preparado para a solução prática de problemas do dia a dia da empresa.  

Sigilo - Silvana observou que muitas cooperativas podem ter receio em relação ao compartilhamento de dados, mas isso é possível evitar tornando tudo anônimo.  “Não é necessário expor CPF, nomes e também não é preciso disponibilizar toda a base de dados da cooperativa. Informações mais estratégicas, por exemplo, não precisam ser compartilhadas. Uma das vantagens, segundo ela, é que muitos problemas são comuns a todas as cooperativas e, neste caso, a solução desenvolvida por uma pode ser usada por outras.  

Objetivo e com resultado - O sponsor do Hub de Inteligência Artificial dentro do Sistema Ocepar é o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. No lançamento da iniciativa, Boesche destacou que o programa vem para trazer a inovação para um formato mais objetivo e de resultado. “Temos certeza de que será um divisor de água. Não se pode mais deixar de discutir esse assunto”, frisou. Ele acrescentou que é muito importante que o cooperado perceba essa diferença e que isso traga resultado a ele.  

PRC - O gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar, Leandro Macioski, destacou que a inovação e, por consequência, a Inteligência Artificial, será um dos temas estratégicos dentro do novo ciclo do PRC, o planejamento das cooperativas paranaenses, que será lançado em julho próximo.  

Piloto - O analista de inovação do Sescoop/PR, Jaffer Besen, que conduziu a live de lançamento, explicou que o curso de especialização em Inteligência Artificial é um projeto piloto. “Trata-se de uma experiência nova para o Sescoop. É o primeiro passo para a implantação da Inteligência Artificial nas cooperativas. Se elas perceberem valor nessa iniciativa, o programa poderá ser ampliado.  

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco