Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO DIRETORIA: Sistema Ocepar constitui Comitê Permanente de Acompanhamento da Reforma Tributária

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO DIRETORIA: Sistema Ocepar constitui Comitê Permanente de Acompanhamento da Reforma Tributária

Dezenove pessoas, entre lideranças cooperativistas do Paraná e profissionais do Sistema Ocepar, integram o Comitê Permanente da Reforma Tributária, constituído oficialmente na tarde dessa quarta-feira (12/06), durante a reunião das diretorias da Ocepar e da Fecoopar, realizada virtualmente. O grupo irá acompanhar e subsidiar as discussões sobre o tema, apoiando de forma técnica e política as ações do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), junto ao Congresso Nacional, nos debates e encaminhamentos dos Projetos de Leis Complementares, que visam regulamentar a Emenda Constitucional 032 da reforma tributária aprovada em 2023.

Prioridades - A regulamentação da reforma tributária foi elencada com um dos pontos prioritários que merecerão atenção especial da diretoria até o mês de julho, juntamente com as negociações sobre o Plano Safra 2024/25, cujas medidas deverão ser anunciadas na última semana de junho; a desoneração da folha de pagamento; a Medida Provisória (MP) 1.227/2024, que restringe a compensação de créditos de PIS/Cofins, entre outras questões.

Sistema OCB - A gerente geral do Sistema OCB, Tania Zanella, presente à reunião das diretorias da Ocepar e da Fecoopar, discorreu sobre as mobilizações do cooperativismo, junto com outras entidades do setor produtivo, autoridades e parlamentares, contra a MP 1.227/2024. Ela falou sobre o andamento de outros temas de interesse do setor, como as mobilizações para preservar as particularidades das cooperativas na regulamentação da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, por exemplo.

Pauta - A pauta dessa quarta-feira contemplou ainda a apresentação dos projetos que farão parte do novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, que será lançado no Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, agendado para os dias 29 de 30 de julho, em Curitiba, com a presença do governador Ratinho Junior. Na oportunidade, houve também a participação do jornalista Samuel Milléo Filho, que detalhou a proposta de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, área da qual é responsável, com uma síntese das atividades planejadas pelo setor para este ano e projetos futuros. Além de assuntos administrativos, outros temas foram tratados na reunião, como a participação da delegação paranaense no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, ocorrido em maio, em Brasília, quando foram debatidas as diretrizes do movimento cooperativista para os próximos anos.

 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco