Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCB: Oficina alinha estratégias para o futuro do coop

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCB: Oficina alinha estratégias para o futuro do coop

sistema ocb 14 06 2024Com o intuito de construir uma nova estratégia, o Sistema OCB realizou, na terça-feira (11/06), mais uma etapa da Oficina de Planejamento Estratégico. O encontro promoveu dinâmicas que discutiram os objetivos e a definição dos próximos passos do movimento com a participação de colaboradores e lideranças das 27 Organizações Estaduais (OCEs). Para abrir os trabalhos, os participantes responderam ao questionamento: O que me motiva a ser coop? As respostas contribuíram para uma nuvem de palavras, que destacou termos como sustentabilidade, cooperação, pessoas, solidariedade, desenvolvimento e prosperidade. 

Alinhamento - O gerente de Planejamento do Sistema OCB, Fábio Sorti, ressaltou a relevância de alinhar o novo ciclo estratégico, iniciado a partir do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), com a consolidação das diretrizes estabelecidas desde a edição anterior do evento. Ele explicou que os apontamentos estratégicos são os resultados prioritários que devem ser alcançados ou mantidos, com base nas diretrizes priorizadas no congresso e impulsionadas nacionalmente. "Todos eles abrangem representação e defesa, negócios, ESG e gestão, além de um escopo transversal que visa potencializar a geração de dados, a disseminação de conhecimento e a promoção da imagem do cooperativismo". 

Valores organizacionais - Carina Melo, gerente de pessoas do Sistema OCB, evidenciou a importância dos valores organizacionais na estratégia e explicou que, após uma análise interna e externa, foi possível identificar quais refletem os princípios fundamentais do cooperativismo. Ela enfatizou que, uma vez aprovados, eles são inegociáveis e essenciais para o Sistema OCB. "São eles que irão direcionar nossos comportamentos e contribuir nas tomadas de decisões. Além disso, irão colaborar para fortalecer a cultura organizacional ", disse. Após uma reflexão participativa na oficina, os valores propostos serão validados nas próximas semanas. 

Salas virtuais - Durante a oficina, os participantes foram divididos em 15 salas virtuais para uma dinâmica de avaliação da relevância de cada objetivo estratégico, com foco nos resultados para o aprimoramento e desenvolvimento do cooperativismo. Karla Oliveira, gerente-geral do Sescoop, comemorou a riqueza das informações discutidas nesses espaços e a magnitude do processo participativo. Para ela, a importância de uma estratégia nacional bem estruturada é fundamental. "A partir de agora, conseguiremos elaborar estratégias nacionais que irão somar à construção do processo e estruturar nosso método de evolução, com mais geração de valor para as nossas cooperativas", relatou. 

Processo colaborativo - Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB, ressaltou a relevância do processo colaborativo. "Definir nossos caminhos, capacitar as equipes e acompanhar a implementação são essenciais para garantir o sucesso do nosso planejamento".

Novas etapas - O processo ainda vai passar por novas etapas. As próximas envolvem a apresentação das diretrizes para a diretoria da OCB e para o Conselho Nacional do Sescoop, com desdobramentos para a Unidade Nacional e as Organizações Estaduais (OCEs), além da definição das linhas de ação,  iniciativas estratégicas e capacitação das equipes. (Sistema OCB)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco