Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias IMERSÃO: Cooperados da Integrada do núcleo de Mauá da Serra visitam Ocepar e Porto de Paranaguá

 

 

cabecalho informe

IMERSÃO: Cooperados da Integrada do núcleo de Mauá da Serra visitam Ocepar e Porto de Paranaguá

Um grupo de cooperados e colaboradores do núcleo de Mauá da Serra, da Cooperativa Integrada, do norte do Paraná, visitou a sede do Sistema Ocepar na manhã dessa quinta-feira (13/06), em Curitiba. A visita faz parte de uma imersão ao cooperativismo. Eles foram recebidos por Nelson Costa, superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), uma das instituições que integram o Sistema Ocepar.

Representação - O superintendente deu as boas-vindas e falou sobre o papel do Sistema Ocepar como instituição de representação do cooperativismo paranaense. Costa destacou como um dos trabalhos mais relevantes a interface da entidade junto ao governo federal defendendo políticas públicas adequadas para viabilizar a produção agropecuária. Um dos exemplos que ele citou foi a proposta para o Plano Safra 2024/2025, que será anunciado no fim desse mês pelo governo federal. “Estamos apreensivos e esperamos que nossos pedidos sejam atendidos”, disse.

Plantio Direto - Durante a visita, o cooperado Sergio Higashibara fez referência aos 50 anos de início do plantio direto em Mauá da Serra, informando que um evento comemorativo será realizado em outubro para celebrar a data e aproveitou para convidar a todos.

Inclusão – Em seguida, Taís Fernanda de Souza e Rodolfo Bonetti, colaboradores da coordenação de profissionalização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), que também integra o Sistema Ocepar, falaram sobre a origem e a história do cooperativismo e apresentaram a estrutura e o trabalho do Sistema Ocepar. Bonetti reforçou o papel do cooperativismo na inclusão ao sistema produtivo de agricultores que, por serem pequenos e produzirem pouco, não conseguem ter escala de produção para se viabilizar economicamente sozinhos.    

Qualificação - Outro ponto destacado foi o trabalho de qualificação profissional proporcionado pelo Sescoop/PR, que devolve às cooperativas mais de 90% do que arrecada na forma de consultorias, treinamentos, capacitações, imersões, participações em eventos, entre outras iniciativas de formação e qualificação profissional. Em 10 anos, o Sescoop/PR investiu R$ 398 milhões em 8.100 eventos de formação e qualificação profissional com 2,2 milhões de participação de cooperados e colaboradores de cooperativas.  

Aprofundamento - O gerente regional da Integrada no núcleo Mauá da Serra, André Ricardo Yokota, líder do grupo de visitantes, disse que o objetivo da imersão é proporcionar aos colaboradores e cooperados da Integrada um aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao cooperativismo. “É um setor de grande importância da agricultura e da economia paranaense”, frisou.  Além de conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Sistema Ocepar, a imersão inclui também a descida da Serra do Mar, de trem rumo ao Litoral do Paraná, e um visita ao Porto de Paranaguá, programadas para esta sexta-feira (14/06).

Ferrovia e Porto - â€œCom essa programação, estamos também oportunizando aos nossos agricultores e colaboradores o conhecimento sobre a estrada de ferro, tão importante para o transporte da safra, e sobre o porto de Paranaguá, de onde a produção paranaense sai com destino ao mercado externo e onde chegam insumos importados”, acrescentou Yokota. A viagem foi organizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur).

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco