Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EDUCAÇÃO: Colégio Imperatriz e Cooperatriz recebem Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Guarapuava

 

 

cabecalho informe

EDUCAÇÃO: Colégio Imperatriz e Cooperatriz recebem Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Guarapuava

Desde o começo de 2023, alunos do quinto ao nono ano do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, no Distrito de Entre Rios, vivenciam uma oportunidade rara: a de criar e gerenciar sua própria cooperativa escolar, a Cooperatriz. Além de aprender, os estudantes respiram o cooperativismo intensamente, em todas as suas nuances e seus desafios. O projeto tem despertado o interesse tanto da comunidade quanto de outras cooperativas, empresas e instituições de ensino. Na segunda-feira (17/06), o Colégio Imperatriz e a Cooperatriz receberam uma Moção de Aplausos e Congratulações da Câmara de Vereadores de Guarapuava (PR).

Primeira da região - A Cooperatriz é a primeira cooperativa escolar da região, e seus alunos associados tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão ordinária, na qual foi realizada a entrega da moção. A aluna e presidente da Cooperatriz, Petra Abt, discursou em nome de seus colegas, agradecendo a homenagem e reforçando a importância do projeto na sua formação. “Foi um momento muito emocionante”, resumiu.

Importância - A moção, proposta pelos vereadores Bruna Spitzner, Celso Costa, Nego Silvio e Vardinho, reconhece a importância do projeto no desenvolvimento do protagonismo entre os alunos, com troca de saberes e experiência, dentro dos valores e princípios do cooperativismo. “A entrega da moção de aplausos serve de inventivo para todos os alunos e para o Colégio Imperatriz, e pode motivar outras instituições educacionais a seguirem o mesmo caminho”, ressaltou o diretor do Colégio Imperatriz, Ricardo Vieira.

Vocação - Além de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, a metodologia da cooperativa escolar possui a vocação intrínseca de formar novas lideranças tanto para a Cooperativa Agrária, mantenedora do Colégio Imperatriz, quanto para a sociedade em geral. “A iniciativa é extraordinária e foi muito bem aceita e abraçada por pais e alunos desde o primeiro ano de implementação”, frisou a gerente social da Agrária, Viviane Schüssler.

Esforço conjunto - Para a vereadora Bruna Spitzner, a iniciativa parte, em essência, da cooperação, uma vez que surgiu do esforço conjunto entre colaboradoras da Agrária e da equipe pedagógica do Colégio Imperatriz. As atividades estimulam o trabalho em equipe, a liderança e todos os fundamentos da atividade cooperativa. “Por acreditar no potencial gigante das nossas crianças e adolescentes, por admirar o ensino que trabalha pela autonomia e estimula seus alunos a sonharem alto, é que propus essa homenagem ao lado dos meus colegas vereadores Celso Costa, Nego Silvio e Vardinho”, afirmou a vereadora.

A Cooperatriz - As atividades da Cooperativa Escolar “Cooperatriz” tiveram início no primeiro bimestre de 2023, com a adesão inicial de 29 alunos de 10 a 14 anos, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Imperatriz. Os estudantes tiveram a oportunidade de estruturar, gerenciar e desenvolver suas próprias ideias. Ao longo do primeiro ano, aprenderam a redigir estatutos, formar conselhos administrativos e de supervisão, decidiram sobre produtos ou serviços a serem oferecidos, gerenciar receitas e como distribuir as sobras. “Mas não é apenas sobre negócios; é sobre construir responsabilidade, senso de comunidade e, de novo, habilidades de liderança”, explicou Viviane.

Assembleia Geral - A Assembleia Geral de Constituição da Cooperatriz foi realizada em 26 de outubro de 2023, no Centro Cultural Mathias Leh. A aprovação do Estatuto ocorreu durante a Assembleia de Constituição, assim como a eleição da chapa atualmente à frente das atividades da Cooperatriz na gestão 2023/2024. Todos os 40 cooperados (alunos) tiveram direito a voto.

Dedicação - A aluna Petra Abt, presidente da Cooperatriz, enfatizou a dedicação em conjunto dos estudantes do Colégio Imperatriz para que a Cooperativa Escolar fosse criada. “Não foi fácil chegar até aqui, foi muito esforço envolvido. Esperamos que nossa Cooperativa prospere, tenha sucesso e se torne conhecida em outros lugares, e queremos que com ela nós também possamos crescer como pessoas”, afirmou.

Frutos - Os primeiros frutos, inclusive os de reconhecimento, já começam a ser colhidos pelos cooperados mirins. (Assessoria de Imprensa Colégio Imperatriz)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco