Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Com o patrocínio da Frísia, projeto Força Verde Mirim é lançado em Carambeí (PR)

 

 

cabecalho informe

AGRO: Com o patrocínio da Frísia, projeto Força Verde Mirim é lançado em Carambeí (PR)

frisia 19 06 2024Para um resultado ambiental efetivo, é necessária a união de educação, informação e atitude, e esses três pilares foram reunidos no projeto Força Verde Mirim, iniciativa patrocinada pela Cooperativa Frísia com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná e das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Carambeí (PR). O evento de lançamento aconteceu nessa terça-feira (18/06), na sede da Frísia, com a participação dos estudantes, pais, professores e representantes da Polícia Ambiental, da prefeitura e da cooperativa.

Desenvolvimento sustentável - “A Frísia trabalha na promoção do desenvolvimento de forma sustentável. Assim, é uma grande satisfação para a cooperativa poder contribuir com um projeto tão importante como esse, que investe na educação ambiental dos nossos ‘adultos do amanhã’”, frisa o gerente executivo Agrícola, Ralph Sahd Jobbins.

Ação - O Força Verde Mirim é uma ação da Frísia com o Batalhão da Polícia Ambiental - Força Verde - e a Escola Rural Municipal Santa Cruz e envolve 37 crianças, de 8 a 12 anos. Entre os temas tratados estão fauna, flora, pesca, preservação dos recursos hídricos, reciclagem e correto armazenamento do lixo, entre outros. Ele será desenvolvido em um encontro semanal, com duração de quatro horas/aula, sendo um total de 60 horas/aula.

Benefícios diretos - O projeto tem como benefícios diretos a proteção do meio ambiente; a melhoria da qualidade de vida na comunidade, proporcionando educação que pode levar a práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas; a garantia da sustentabilidade das operações agrícolas ao promover práticas que preservem o meio ambiente e os recursos naturais; proporcionar aos estudantes as ferramentas e o conhecimento para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades; e promover a cultura de cooperação e solução de problemas ambientais.

Educação ambiental - “Vamos desenvolver em Carambeí um trabalho de educação ambiental que já realizamos há 16 anos em escolas de todo o Paraná e que é fruto de importantes parcerias, como a que firmamos aqui, com a Cooperativa Frísia e a prefeitura”, afirma o comandante do 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Vila Velha, André Luz de Moura, que representou o Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Sustentabilidade - O projeto promove a ‘educação para sustentabilidade’, ajudando a formar uma nova geração consciente da importância de proteger o meio ambiente e os recursos hídricos, solos e biodiversidade. “Todos nós somos responsáveis por manter um meio ambiente equilibrado. Assim, essa parceria é muito importante para que possamos levar aprendizado para as crianças, que também vão compartilhar o que aprenderem com seus familiares”, destaca a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso.

Conhecimento - Gerrit Kastelijn, de nove anos, está entre os participantes do projeto. Ele esteve no evento de lançamento com seus colegas de escola e sua mãe, Laura. “Esse é um projeto que vai agregar muito conhecimento para os alunos. Especialmente por se tratar de uma escola rural, são assuntos que fazem parte do dia a dia das famílias”, afirma Laura.

Presenças - Participaram ainda da cerimônia a diretora da Escola Rural Municipal Santa Cruz, Caroline da Silva; os secretários municipais de Educação, Inácio Povaz Filho, e de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer; e integrantes da Força Verde.

Sobre a Frísia - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de imprensa Frísia)

FOTO: Carla Prado

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco