Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Coopertradição celebra Junho Verde com espetáculo de mágica

 

 

cabecalho informe

AGRO: Coopertradição celebra Junho Verde com espetáculo de mágica

1coopertradicao 20 06 2024A Coopertradição, em suas contínuas ações ambientais e em comemoração ao Junho Verde, levou para várias escolas da sua área de atuação, um espetáculo de mágica com o Mister Tan, o mágico da natureza. O intuito foi conscientizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental, por meio de atividades lúdicas e divertidas.

Dia Mundial - O evento iniciou-se no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, com a apresentação do show para os alunos da Fundação Pato-branquense do Bem-Estar - Fundabem. Foi um momento encantador, que deixou as crianças admiradas. Kaian Pereira, de 9 anos, é aluno da Fundabem de Pato Branco, e nunca tinha assistido a um show de mágica, ele ficou impressionado com os truques.

Escolas - Além da Fundabem, outras 12 escolas receberam o show do Mister Tan. Entre elas, a Escola Libório Kuhn, de Palma Sola - SC; a Apae, de Renascença; a Escola São Francisco de Assis, de Mangueirinha; a Escola Nossa Senhora de Fátima, de Palmas; a Escola Antônio Marcelino Pontes, de Clevelândia; a Escola Amélia Lara, de Mariópolis; a Escola Sete de Setembro, de Coronel Vivida; a Escola Josafat Kmita, de Itapejara D’Oeste, a Escola Tereza Stavny da Silva, de Candói; a Escola Maria Francisca, de Honório Serpa; a Escola José Bonifácio, de Vitorino e a Escola Adílio Daronchi, de Nonoai - RS.

Política de atuação - A gerente de licenciamento e meio ambiente da Coopertradição, Andressa Zanrosso, explicou que as ações de conscientização da sociedade, sobre a preservação do meio ambiente, fazem parte da política de atuação da cooperativa. “Temos na nossa essência, na nossa visão e missão a sustentabilidade. Então, é de suma importância estarmos trabalhando os temas ambientais e de sustentabilidade, junto às comunidades onde estamos inseridos, bem como também junto aos nossos cooperados, visto que a cooperativa hoje se mantém tendo como principal produto o grão que também depende de boas ações ambientais e de um clima favorável para o seu cultivo”, destacou.

Truques e lições - A cada espetáculo realizado, o mágico Mister Tan cativou as crianças com truques e lições valiosas sobre poluição dos rios, reciclagem e sustentabilidade. "O lúdico fixa no público infantil, e todas as mágicas que faço são encaixadas ao tema da preservação do meio ambiente", explicou Mister Tan.

Diversão e aprendizado - O aluno Arthur Gobetti Payano, de 10 anos, estuda na Escola Amélia Lara, em Mariópolis, a mágica que ele mais gostou foi a que o Mister Tan fez dois peixes aparecerem dentro de uma garrafa de água. Em relação aos cuidados com o meio ambiente, Arthur enfatizou que aprendeu que é muito melhor reciclar ou reaproveitar e isso é o que ele e sua família fazem com as sacolinhas plásticas. “Queimar não é bom, porque pode reciclar e fazer mais coisas”, comentou.

Conteúdo - As diretoras e professoras das escolas também elogiaram a iniciativa da Coopertradição, que de certa forma, somou-se ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Complemento - Andreia Pszedzimirski, diretora da Escola Tereza Stavny, de Candói, disse que o espetáculo foi um complemento à oficina de educação ambiental, oferecida pela escola no contraturno escolar. “É uma sementinha plantada na consciência, no íntimo de cada aluno, que vão chegar em casa e provavelmente compartilhar com a família”, observou.

Marcante - Para a diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Palmas, Rosemari dos Santos Jacobsen, o show de mágicas foi uma atividade que marcou muito as crianças e que elas certamente levarão para a vida.

Estratégia - “É uma estratégia que a gente pode considerar ótima, onde a criança, além de visualizar, vai memorizar e levar para o resto da vida, além do que, ela aprende sorrindo, brincando, se divertindo... Eu tenho certeza de que todo esse trabalho realizado hoje pelo mágico, sobre o meio ambiente, eles compreenderam muito melhor do que uma aula dada pelo professor”, pontuou Rosemari.

Apae - Além das escolas municipais, a Coopertradição levou o show até os alunos da Apae. “Eu vejo que a Coopertradição tem um olhar diferenciado para as nossas escolas. Nós que atendemos alunos especiais, que têm diversas deficiências, esse olhar para a Apae é especial e nós agradecemos imensamente a Coopertradição por esse trabalho”, ressaltou a diretora da Apae de Renascença, Francieli Longo Brizola.

Material informativo - Além das mágicas, a ação em comemoração ao Junho Verde, promovida pela Coopertradição, entregou à cada escola um material educativo, no formato de cartilha, com diversas atividades que ensinam as crianças sobre a importância da separação do lixo, da reciclagem, do consumo consciente de energia elétrica e água e hábitos que podem ser adotados em casa, para economizar energia elétrica e água.

Atividades - A diretora da Escola Adílio Daronchi, de Nonoai- RS, Marinês Terezinha Fabris, disse que a cartilha é um complemento à apresentação do mágico que as crianças levarão para casa para fazer as atividades junto com sua família. “Certamente, hoje quando eles chegarem em casa terão muita história para contar aos pais sobre o que viram, o que aprenderam sobre o meio ambiente durante a apresentação do mágico e com a cartilha que receberam, que é um material excelente. Parabéns mesmo pela iniciativa”, ressaltou Marinês.

Educação - Iniciativas como o Junho Verde contribuem para a educação das crianças e levam informações valiosas às famílias. São com ações como esta, que a Coopertradição ressalta seu papel e comprometimento com a preservação do meio ambiente, com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades onde atua. (Assessoria de Imprensa Coopertradição)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco