Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Carne suína exportada pelo Porto de Paranaguá vem de 7 Estados; Hong Kong é o maior comprador

 

cabecalho radio

Carne suína exportada pelo Porto de Paranaguá vem de 7 Estados; Hong Kong é o maior comprador


As exportações de carne porco pelo Porto de Paranaguá cresceram 58% na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e o de 2019. De janeiro a junho do ano anterior saíram do terminal 23 mil toneladas com rumo a outros países, somando US$ 49 milhões em receita.

A capacidade de embarque de carnes congeladas pelo porto paranaense é um dos diferenciais para o aumento nas movimentações no Estado, afirma o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De acordo com o analista do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Edmar Gervásio, o principal fator que impulsiona o aumento nas exportações de carne suína são as questões sanitárias internacionais.

Os cinco principais destinos da carne suína que embarcou pelo Porto de Paranaguá são Hong Kong (13,3 mil toneladas), China (10,8 mil), Cingapura (6,9 mil), Vietnã (1,4 mil) e Albânia (1 mil toneladas). O produto exportado pelo terminal paranaense é principalmente do próprio Paraná e dos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

Com informações da Agência Estadual de Notícias/PR.

baixar icon
icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco