Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Instrução Normativa define novo método de classificação do solo no Zoneamento Agrícola

 

cabecalho radio

Instrução Normativa define novo método de classificação do solo no Zoneamento Agrícola

A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa publicou, em 22/06, a Instrução Normativa que estabelece o método para classificação do solo, em função da sua Água Disponível (AD), no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O Zarc está passando por avanços metodológicos e operacionais, tanto na etapa de modelagem e processamento, que é de responsabilidade da Embrapa, quanto na comunicação e disponibilização dos resultados. As novas classes de solo se somam a este conjunto de melhorias que visam aperfeiçoar a indicação dos riscos dos cultivos agrícolas. O novo conceito para a classificação do solo permite aumentar a precisão da estimativa do risco hídrico no Zarc, com enquadramento de risco em 99% das terras agrícolas brasileiras e é de fácil determinação.
O Zarc precisa ser seguido pelo produtor rural, explica o Pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Eduardo Monteiro, Coordenador da Rede Zarc de Pesquisa e Desenvolvimento. A entrevista foi concedida ao Mapacast.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Ministério da Agricultura.
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/instrucao-normativa-define-novo-metodo-de-classificacao-do-solo-no-zoneamento-agricola

baixar icon

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn