Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Estudo comprova ampla ocorrência do ipê nas florestas do Brasil

 

cabecalho radio

Estudo comprova ampla ocorrência do ipê nas florestas do Brasil

Extenso estudo, realizado em áreas florestais sob manejo sustentável nos Estados do Acre e de Mato Grosso, mapeou mais de 40 milhões de árvores adultas das espécies ipê amarelo e ipê roxo. A ampla incidência registrada mostra que os ipês estão protegidos de extinção.
Segundo os pesquisadores envolvidos, esse total mapeado não considerou árvores jovens, arvoretas e banco de plântulas, afirma o pesquisador Evaldo Muñoz Braz, da Embrapa Florestas, de Colombo/PR. Resultados do estudo podem subsidiar análises e tomadas de decisão sobre normativas de manejo de espécies de ipês.

A pesquisa traz dados e informações fundamentais que colaboram em recentes debates no setor florestal sobre a inserção dos ipês na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção. Além do trabalho de campo, o levantamento fez também comparações da estrutura das florestas entre amostragens atuais e de registros antigos do Radam Brasil (base do conhecimento de florestas brasileiras, implementada na década de 1970), buscando levantar o número de árvores e conhecer a estrutura total da floresta.

O ipê é uma espécie que figura entre as principais fontes de madeira nobre, um produto muito valorizado no exterior – mercado com exigência crescente de origem certificada e autorizada por órgãos ambientais. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) indicam que a cadeia madeireira do ipê movimenta cerca de R$ 70 milhões por ano, sendo um dos principais produtos da economia de estados como Mato Grosso, Acre e Rondônia.

Saiba mais: www.embrapa.br/florestas
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/73763224/estudo-comprova-ampla-ocorrencia-do-ipe-nas-florestas-do-brasil?link=agencia

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

baixar icon

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn