Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Trabalhador que tocar veículo na energia deve, em primeiro lugar, manter a calma

 

cabecalho radio

Trabalhador que tocar veículo na energia deve, em primeiro lugar, manter a calma

Caminhões, pulverizadores e colheitadeiras são parte do cenário rural paranaense, e a operação deste tipo de maquinário facilita cada vez mais a rotina em época de plantio e colheita. Mas também exige cuidado adicional, ao transitar próximo à rede elétrica: o toque de veículos na fiação de luz é uma das principais causas de acidentes por choque elétrico em áreas rurais.

Nos últimos cinco anos, a Copel registrou 70 acidentes com a energia elétrica em atividades relacionadas ao campo. Nestas ocorrências, a proximidade de grandes veículos com a rede elétrica é a causa mais frequente de acidentes, seguida pelo risco das varas de pesca e aquelas utilizadas para colher frutas.

Por isso, a empresa de energia mantém ao longo de todo o ano a campanha Energia Segura, com orientações sobre o uso seguro da energia veiculados pelo rádio, em folhetos, cartazes, palestras e vídeos. Nesta semana, voluntários da campanha estão fazendo visitas a cooperativas e estabelecimentos comerciais que atendem produtores rurais para reforçar esta comunicação, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Copel, Raul da Silva Claudino, afirma que a falta de atenção é um dos principais fatores que levam ao contato com a fiação de alta tensão.

Raul reforça que se acontecer de o maquinário tocar a rede de energia, o motorista deve manter a calma, permanecer dentro do veículo e avisar a Copel. Isso porque se a pessoa descer, pode acontecer a chamada "tensão de passo".

Com informações do Repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Copel-e-entidades-do-agronegocio-promovem-campanha-para-evitar-acidentes-na-area-rural

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

baixar icon

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn