Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo IBGE aponta que PR tem melhor classificação em potencialidade agrícola

 

cabecalho radio

IBGE aponta que PR tem melhor classificação em potencialidade agrícola

O Paraná é o Estado brasileiro com a maior área do seu território classificada com potencialidade agrícola "muito boa". A classificação está no Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, publicação inédita do IBGE e divulgada em 05/12. Segundo o relatório, 12,2% do território paranaense, equivalente a 24 mil 313 quilômetros quadrados, corresponde à potencialidade "muito boa". No País, esse índice é de apenas 2% e na Região Sul é de 5,6%.

O documento orientativo foi elaborado a partir do mapeamento de solos do IBGE, levando em consideração os recursos naturais, sobretudo solo e relevo, e como eles podem favorecer o setor agrícola. Os mais de 500 tipos de solos do Brasil foram classificados considerando características como textura, pedregosidade, rochosidade, erodibilidade, entre outros, em cinco classes de potencialidade. Elas variam de terras com muito boa potencialidade a terras com restrições muito fortes ao desenvolvimento agrícola.

Segundo o mapa divulgado pelo IBGE, o Norte, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná contam com o maior volume de áreas classificadas como muito boas para o desenvolvimento agrícola no Estado. O estudo cita como exemplo o latossolo vermelho de Tamarana, na região Norte, e o nitossolo vermelho de Medianeira, no Oeste. São exemplares da famosa "terra vermelha" do Paraná. Julio Suzuki, diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, destaca que a pesquisa demonstra a vocação paranaense para o agro.

Com informações do Repórter Felippe Salles, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Parana-tem-melhor-classificacao-do-Brasil-em-potencialidade-agricola-segundo-estudo-do-IBGE

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

baixar icon

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn