Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Rede de Agropesquisa do Paraná inicia treinamento de combate à cigarrinha-do-milho

 

cabecalho radio

Rede de Agropesquisa do Paraná inicia treinamento de combate à cigarrinha-do-milho

Representantes de entidades que se dedicam à pesquisa agropecuária se reuniram no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o IDR, em Londrina, para um treinamento e início do projeto de monitoramento da flutuação populacional da cigarrinha-do-milho na atual safra. O trabalho é feito pela Rede de Agropesquisa Complexo de Enfezamento do Milho no Paraná, da qual o IDR-PR faz parte. Criada em 2023 para atender as demandas crescentes do setor agrícola estadual, a rede tem se destacado no enfrentamento dos prejuízos causados pelos enfezamentos e viroses transmitidos pela cigarrinha-do-milho.
Com a complexidade desse desafio, ela foi estruturada em três eixos prioritários: monitoramento, reação de cultivares e controle químico e biológico. Ivan Bordin, pesquisador da Área de Fitotecnia do IDR, ressalta a importância do compartilhamento de informações entre os técnicos do instituto.

A pesquisadora do IDR-PR, Michele Regina Lopes da Silva, explica que o monitoramento da presença do inseto pode servir de base para a tomada de decisão do agricultor.

Com informações do repórter Gabriel Ramos, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Rede-de-Agropesquisa-do-Parana-inicia-projeto-para-combate-cigarrinha-do-milho

Mais informações www.paranacooperativo.coop.br

App Paraná Cooperativo News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

 
icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco