Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO INSTITUCIONAL: Sistema Ocepar leva 44ª reunião virtual até a cooperativa Aerotaxi

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL: Sistema Ocepar leva 44ª reunião virtual até a cooperativa Aerotaxi

Na tarde da última sexta-feira (14/08), a diretoria da Aerotaxi Cooperativa de Transportes, liderada pelo seu presidente Fernando Horst, recepcionou o Sistema Ocepar para a realização da reunião institucional – a 44ª no formato remoto, devido à quarentena do coronavírus. O propósito foi apresentar a situação econômico-financeira da cooperativa, utilizando indicadores e comparativos com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo, visando manter a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista. Também foram expostos assuntos como intercooperação e as ações desenvolvidas pela entidade neste período, perspectivas de mercado e atividades finalísticas do Sescoop/PR.

Eficiência  O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, reafirmou à diretoria da Aerotaxi que as reuniões online, modalidade adotada em atendimento às recomendações das autoridades sanitárias devido à pandemia da Covid-19, têm favorecido o contato mais frequente e ágil com as cooperativas, bem como as reuniões com autoridades do estado, como o governador Ratinho Junior e seu secretariado, bem como com lideranças de entidades produtivas paranaenses, e na esfera federal, com a ação da OCB, com autoridades do governo federal, assim como com o Congresso Nacional. “O fato de estarmos em casa, trabalhando em home office, possibilitou termos mais contatos com as cooperativas, promovendo as atividades e eventos de forma virtual, em alguns até com a participação do governador Ratinho Junior ou da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, por exemplo. Como sempre, estamos procurando fazer o melhor para as nossas cooperativas”, pontuou.

Produtividade – O número de ações realizadas remotamente, desde a adoção do home office no dia 23 de março, demonstra que o Sistema Ocepar aumentou suas atividades de tal ordem que não seria possível realizá-las presencialmente, com o intuito de contribuir para que o setor cooperativo paranaense continue operando forte. “Por exemplo, ao mesmo tempo que temos reunião com cooperativas, estamos desenvolvendo ações, de forma remota, com outros setores no estado ou mesmo em Brasília. Algo impensável até há pouco tempo. A Diretoria Executiva e as equipes da entidade têm acompanhado cada uma das cooperativas, praticamente no dia a dia, tratando de assuntos essenciais e relevantes para que o sistema continue funcionando, e bem”, acrescentou.  

Dificuldade – O presidente da Aerotaxi, Fernando Horst, relatou as dificuldades que a cooperativa vem passando em decorrência da forte queda da demanda por táxi devido às restrições impostas pela quarentena, como suspensão de atividades de vários setores da economia. “Perdemos muitos cooperados, pois, se o movimento de táxis já estava enfraquecido devido à crise política e econômica e também pela entrada dos aplicativos, o setor se tornou insustentável com a pandemia”, relatou. O que tem dado suporte, adiantou, é a prestação de serviços de transporte de cargas para cooperativas e empresas agroindustriais. Outra alternativa que começou a ser explorada é a demanda de entregas pelo setor de e-commerce, que tem crescido. “Por isso, contamos com a ajuda do Sistema Ocepar para aumentar e consolidar a intercooperação no transporte de cargas com outras cooperativas e estudar estratégia de ampliar a participação de entrega de encomendas do e-commerce, pois o nosso objetivo é recuperar a cooperativa”, completou.

Participantes – Além de Boesche, pelo Sistema Ocepar, também participaram da reunião, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, que rapidamente conversou com a diretoria da Aerotaxi, pois tinha outro compromisso no mesmo horário, os coordenadores de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto e Leandro Roberto Macioski, o  analista técnico da Gecoop, Emerson Barcik, e o analista de desenvolvimento técnico – mercado, Moisés Knault.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias