Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias BOM JESUS: Lapa é um dos destaques na produção de soja em estudo da Faep

 

 

cabecalho informe

BOM JESUS: Lapa é um dos destaques na produção de soja em estudo da Faep

bom jesus 26 08 2020A Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) realizou o estudo "Paraná - Onde se produz Milho e Soja" sobre as áreas produtoras do cereal e oleaginosa no Estado. Quando o assunto é soja, a região da Lapa tem destaque para o crescimento dessa importante cultura nos solos paranaenses.

Soja e milho - Diferentemente de outras culturas que tiveram fases de estudo separadas, a soja e o milho formam uma dupla que precisa ser analisada em conjunto no Estado. Em síntese, as viabilidades econômica e tecnológica de uma segunda safra, depois da soja, têm sufocado a área de milho verão. Ou seja, a soja se espalhou pelo Estado na primeira safra, tomando espaço do cereal no período inicial da temporada, que vai de setembro a março.

Expansão - A expansão da soja se deu em especial nas microrregiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Faxinal, Lapa, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã e Pitanga. O deslocamento observado ao longo dos anos ocorreu principalmente por meio da destinação de áreas cultivadas com milho de primeira safra para a produção de soja. O motivo principal é por a oleaginosa proporcionar melhores resultados econômicos. De 1997 a 2016, o Estado do Paraná apresentou um aumento de 57% no número de microrregiões especializadas na cultura da soja.

Área colhida - Por outro lado, a área colhida do milho primeira safra apresentou um decréscimo de 55,8% entre 2007 e 2016, a uma taxa anual de -18,9%. Todas as mesorregiões paranaenses tiveram decréscimo da área de cultivo. Isso não significa, no entanto, perda da importância do milho. O cereal é fundamental no arranjo produtivo, especialmente na faixa Oeste – polo produtor de aves e suínos, como veremos a seguir.

Safrinha virou safrona - O desempenho crescente e positivo da produção de milho segunda safra na região Oeste do Paraná se deve justamente às cadeias produtivas de aves e de suínos, uma vez que o milho é insumo essencial para a alimentação animal. Além disso, somente as regiões Oeste e Norte Central do Paraná conseguem se destacar nesse cultivo, visto que as regiões Sul e Sudeste apresentam baixas temperaturas, o que limita o cultivo comercial do milho de segunda safra.

Estudo - Confira o estudo completo acessando o link: https://sistemafaep.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Onde-se-Produz_Milho-e-Soja.pdf. (Imprensa Bom Jesus)

FOTO: Cooperativa Bom Jesus

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias