Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SANIDADE ANIMAL I: Sistema Ocepar celebra certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação

 

 

cabecalho informe

SANIDADE ANIMAL I: Sistema Ocepar celebra certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação

sanidade I 27 05 2021O Paraná é área livre de febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento internacional do novo status foi oficializado nesta quinta-feira (27/05), durante a 88ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), realizada em Paris, na França. Com o certificado de qualidade sanitário, os produtos pecuários paranaenses vão ter acesso aos mercados mais exigentes do mundo, abrindo novas oportunidades de negócios para a cadeia produtiva de carnes e lácteos. Também obtiveram o reconhecimento o Rio Grande do Sul e os Estados do Bloco I – Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso.

Desenvolvimento - “O novo status sanitário traz umagrande vantagem competitiva para o agronegócio do Paraná e, consequentemente, para o desenvolvimento das cooperativas. Com aumento da demanda por proteína animal, haverá uma necessidade de aumento da produção de grãos e outros insumos ligados à produção pecuária, além do crescimento das estruturas industriais, com geração de emprego e renda, movimentando a economia do estado”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “O reconhecimento da qualidade fitossanitária dos rebanhos paranaenses funciona como um cartão de visitas e uma chancela qualitativa para todos os nossos produtos agropecuários”, completa o dirigente.

Atenção redobrada - Segundo Ricken, é um momento de celebrar, mas sem deixar de manter a atenção redobrada no cumprimento dos requisitos da OIE. “Não podemos facilitar em termos de controle de rebanho, fiscalização e monitoramento de circulação, rastreabilidade total, entre outras ações fundamentais. O trabalho só está começando, mas estamos preparados para manter o novo status de forma contínua e perene”, ressaltou.

Ação coletiva - O dirigente lembra que a conquista do novo status sanitário é resultado de um esforço coletivo de todas as entidades envolvidas com a cadeia agropecuária do Paraná. “Temos muito a agradecer ao empenho das cooperativas e entidades parceiras que atuaram e participaram dessa luta de décadas, que agora alcanço o êxito do reconhecimento internacional. A Ocepar reitera seu compromisso com as ações para a obtenção e manutenção da certificação da OIE. Vamos continuar trabalhando unidos para o avanço da sanidade animal na produção paranaense”, concluiu.

Reunião - Ricken participou, na manhã desta quinta-feira, de reunião conjunta realizada virtualmente entre o governo do Paraná e lideranças do setor produtivo paranaense com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar sobre o reconhecimento internacional obtido pelo Estado anunciado pela OIE.  

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias