COCARI: Professor Pachecão ensina a arte de realizar sonhos aos jovens
- Detalhes
- Criado em Quarta, 18 Julho 2012 11:43
O 10º Jovemcoop da Cocari, encontro que reuniu os jovens cooperativistas, filhos de cooperados, realizado no sábado (14/07), na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari, contou com a presença de aproximadamente 850 jovens, vindos das nove regionais da área de atuação da cooperativa no Paraná, sendo: Aquidaban, Cruzmaltina, Itambé, Kaloré, Mandaguari, Marialva, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí e Rio Branco do Ivaí.
Pachecão - O palestrante do Jovemcoop - Professor de cursinho em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Joinville, o palestrante do Jovemcoop da Cocari deste ano, Pachecão, lecionou Física para aproximadamente 250 mil jovens, durante 25 anos. Segundo ele, como professor, exerceu as funções de pai, terapeuta, disciplinador, psicólogo, padre, juiz, cantor, showman, dançarino e vidente. Foram mais de 70 mil aulas dadas, nas manhãs, tardes, noites, finais de semana e feriados. Há mais de 10 anos ele percorre o Brasil ministrando palestras motivacionais. Para ele, o segredo do sucesso é entender de gente, gostar de gente e ter paciência com gente.
Reflexão - Com o tema “Sucesso – a arte de realizar sonhos”, o irreverente professor Pachecão falou aos jovens sobre suas experiências e de como as negativas ou frustrações enfrentadas em sua vida, serviram de estímulo para redirecionar o foco e continuar em busca de seus objetivos. Com a metáfora ‘nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos’, Pachecão divertiu os participantes ao mesmo tempo em que os levava à reflexão. “A morte é certa, temos que fazer a vida valer a pena”. E os encorajou a lutar pelas coisas nas quais acreditam, privilegiando sempre a felicidade nas suas buscas pelo sucesso, seja profissional, seja pessoal. O professor aconselhou que a garotada use de uma boa dose de loucura e ousadia para realizar seus sonhos. “Você foi feito para ter sucesso, para ser feliz e para transformar esse mundo numa coisa maravilhosa”, enfatizou.
O compromisso de mudar o mundo - Levando a palestra para o foco cooperativista, Pachecão chamou a atenção para o compromisso. “Você tem o compromisso de transformar a sua comunidade, a sua cidade, o Estado, o país em algo maravilhoso e em grupo é muito melhor. Ninguém pode com grupo, amigos, por isso a importância de estar junto, por isso a cooperativa, para andar, para dar certo. E onde tem gente tem de ter felicidade. E um dos segredos da felicidade é ajudar às pessoas”, destacou o palestrante. E quanto ao cliente, disse: “o segredo está em ouvi-los. Só ouvindo vai saber o que o cliente deseja, o que ele precisa”
Basta ser sincero e desejar profundo - Na avaliação do professor, falta aos jovens acreditarem na própria capacidade. “Os jovens têm que acreditar em si, saber que o potencial está dentro deles, e saber que não é a Cocari que vai promovê-los ou demiti-los, não vai ser a Cocari que vai tornar possível ou impedir qualquer coisa na vida deles. É ele mesmo, com seu trabalho”. Pachecão lembrou aos jovens que não se deve temer concorrência do mercado, pois onde tem concorrência é por que tem coisa boa. “O que vai promovê-lo é o trabalho, o bom trabalho. Se você é competente, o mercado é seu, a presidência é sua, a gerência é sua”. E parafraseando Raul Seixas acrescentou: “basta ser sincero e desejar profundo e você será capaz de sacudir o mundo. Basta ter vontade, determinação, persistência na busca. Tem que dizer para si mesmo: eu quero é vou conseguir”, reforçou.
Os jovens da Cocari - O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, recebeu uma bonita homenagem da Liderança Jovem da cooperativa. Uma emocionante mensagem foi lida por Eliezer Shigueo Takahashi Luciano, um dos integrantes do grupo que, dando demonstração de sua dedicação ao trabalho junto à cooperativa, não deixou de participar do encontro, mesmo sendo o dia de seu casamento. Foi também entregue uma foto do presidente com todos os lideres, com os dizeres: “Vilmar Sebold, caboclo de pulso firme e resolvido, obrigado por não deixar a peteca cair”. O presidente lembrou que as conquistas da cooperativa não são mérito apenas dele, mas de toda uma equipe, pois ninguém faz nada sozinho e destacou que a maior prova disso foi a presença de Eliezer no Jovemcoop, quando deveria estar com as atenções voltadas a um momento tão importante de sua vida, mas que mesmo assim fez questão de cumprir o compromisso com os companheiros da Liderança Jovem e com a cooperativa. “Isso sim é não deixar a peteca cair”, salientou Sebold, agradecendo e parabenizando o jovem pela dedicação.
Preparando o jovem para o futuro - Sebold falou da responsabilidade da cooperativa para com o futuro dos jovens. “Temos aqui hoje mais de 800 jovens e nossa responsabilidade é prepará-los para a sociedade que vão conduzir amanhã, não apenas a cooperativa. Nós temos uma responsabilidade de formação, para que eles não vivenciem o que nós estamos vivenciando, principalmente no aspecto de conscientização, de responsabilidade social e política. Temos um país que precisa mudar. Alguns exemplos que a nossa geração está deixando são extremamente ruins, estamos vendo no Brasil a lei da vantagem a qualquer custo, e essa é uma cultura que tem que acabar”, enfatizou.
Orgulho - Sebold elogiou o comportamento dos jovens no decorrer do dia. “São mais de 800 jovens juntos e nenhuma intercorrência. Eles se comportam de uma forma diferenciada. E nós temos que cumprimentar os pais pelo trabalho que estão fazendo com esses jovens. A nova geração da Cocari é diferenciada. Isso é uma coisa da qual temos de ter muito orgulho”, finalizou o presidente da Cocari. Atividades - O dia transcorreu com muitas atividades, entre gincanas cooperativas, futebol, vôlei de areia, arremesso de peso, lançamento de dardo, música e muitas brincadeiras, além de corte de cabelo, maquiagem e muitas fotos para registrar os momentos. (Imprensa Cocari)