Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CONGRESSO ENGENHARIA: Compactação do solo é desafio para agricultura

 

 

cabecalho informe

CONGRESSO ENGENHARIA: Compactação do solo é desafio para agricultura

As principais estratégias para enfrentar a compactação do solo, um dos principais desafios da mecanização agrícola, foi o tema da palestra de Thomas Keller, no 41º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola e 10º Congreso Latinoamericano y del Caribe de Engenharia Agrícola, que se realiza em Londrina até esta quinta-feira (19/07).

Sob pressão - Especialista em mecânica de solo, Keller atualmente é cientista sênior do Departamento de Recursos Naturais e Agricultura (Agroscope), em Zurique Suíça, professor universitário e presidente do Grupo de Trabalho sobre Consolidação subsolo do Internacional de preparo do solo Research Organization Istro. para ele, os recursos do solo estão sob pressão devido ao crescimento populacional e à intensificação da agricultura. A compactação (redução da porosidade do solo), devido ao tráfego nas lavouras é uma das principais ameaças à qualidade do solo sustentável.

Manejo - Segundo o especialista, as boas condições de uma área dependem do manejo do solo e das máquinas. Práticas adequadas vão melhorar a resistência do solo ao tráfego do maquinário. Evitar a compactação exige cuidados como o controle da umidade do solo para minimizar os danos provocados pela mecanização, incorporação de matéria orgânica, o uso de plantas com sistema radicular mais profundo, e estabilização do solo. “Os sistemas de semeadura direta (como o plantio direto) podem minimizar os riscos”, afirma Keller. “A compactação pode ocorrer em poucos segundos. A recuperação pode levar décadas”, alerta.

Geometria - Ele explica que a compactação não só reduz o volume de poros, mas modifica a geometria dos poros. Isso afeta serviços ecológicos importantes do solo e funções, como as propriedades hidráulicas, em fase gasosa de transporte ou o crescimento da raiz. “A compactação do solo está, portanto, associada a muitos problemas ambientais e agronômicos, como a erosão, lixiviação de nutrientes e pesticidas para massas de água receptoras, as emissões de gases de efeito estufa e perdas de rendimento das culturas”, afirma.

Organização - Os organizadores do CLIA/CONBEA/ são a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola (ALIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Emater. Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Londrina Convention & Visitors Bureau são os apoiadores. (Assessoria de Imprensa do Iapar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias